Dúvidas frequentes

Os interessados em adquirir um imóvel pela COHAB Curitiba devem efetuar inscrição no site ou nas agências de atendimento da Companhia e aguardar a convocação de acordo com os requisitos do programa habitacional vigente, atualmente o Minha Casa Minha Vida, do governo federal. A Cohab está ofertando imóveis, em parceria com a iniciativa privada. Quando uma inscrição é classificada, o candidato recebe um link da apresentação dos imóveis disponíveis, no e-mail que consta na ficha cadastral. Caso o inscrito apresente interesse, deverá agendar o atendimento presencial no número informado no final da apresentação. Em seguida, o inscrito providenciará os documentos necessários para adesão ao imóvel e aguardará a análise do cadastro. Se aprovado, o candidato cumprirá as etapas seguintes (escolha de unidade, assinatura de contrato) e aguardará a entrega das chaves.

Sim. Os cidadãos residentes em Curitiba também contam com a opção de realizar uma pré-inscrição pela internet. O serviço de inscrição online estará disponível por meio do site da companhia no link www.cohabct.com.br/PreInscricao/ . A inscrição online é um cadastro prévio, no qual o interessado em se inscrever na fila da Cohab encaminha seus dados e documentos para análise. A inscrição somente é efetivada se forem cumpridos os requisitos exigidos pela Companhia. Todo o processo é feito por meio virtual. Assim, antes de iniciar o procedimento é preciso possuir uma conta de e-mail válida e um equipamento (celular, câmera fotográfica, tablet) que gere arquivos individuais em formato JPG, PNG, BMP, TIFF ou PDF com a imagem legível dos documentos necessários.

O candidato que pretende se inscrever na fila deve ter 18 anos ou 16 anos, quando emancipado pelos pais. Não há limite máximo de idade para o cadastro, mas os mais idosos estão sujeitos a restrições no prazo de pagamento, pois as normas para contratação de financiamento estabelecem que a idade do mutuário somada ao prazo de contrato não pode ser maior que 80. Por exemplo, quem tem 65 anos poderá financiar o imóvel em até 15 anos.

Não se exige valor mínimo ou máximo de renda. O candidato sempre deve informar o valor real de seus rendimentos para que seja classificado para unidades compatíveis com a sua capacidade financeira.

Sim. Na realização do cadastro na fila o candidato apenas informa a sua renda média mensal e quando for classificado para aquisição de imóvel deverá apresentar documentação que comprove o rendimento declarado.

Sim, o interessado, mesmo que não tenha contrato de união estável, pode incluir seu companheiro(a) no cadastro.

Sim, é obrigatória a apresentação dos documentos do cônjuge ou companheiro (a) no ato de inscrição.

Não. No momento da inscrição as restrições financeiras não são verificadas. Mais tarde, porém, na comercialização dos empreendimentos, o candidato ficará impossibilitado de contratar financiamento, porque tais restrições configuram impedimento para a aquisição do imóvel.

Não. Antes de realizar o cadastro na fila, haverá consulta aos sistemas da Companhia e ao CADMUT – Cadastro Nacional dos Mutuários. Se constar que o candidato e/ ou seu cônjuge ou companheiro são ou foram atendidos com financiamento habitacional, não será possível fazer a inscrição na fila da COHAB Curitiba.

Não. A inscrição na fila da COHAB Curitiba é realizada em um único sistema. No momento de realizar o cadastro, as pessoas com deficiência devem apenas informar esta condição. A mesma informação deve ser prestada pelo candidato que tenha entre seus familiares uma pessoa com deficiência que irá residir na unidade. Na oportunidade em que forem chamados para adesão a algum empreendimento, terão que apresentar comprovação de sua situação. Já os idosos são identificados pela data de nascimento preenchida no cadastro e o documento de identificação oficial atestará tal condição quando forem classificados para aquisição do imóvel.

Sim, é possível que outra pessoa faça a inscrição pelo candidato desde que esta outra pessoa apresente a documentação completa do interessado.

Não. A inscrição na fila da COHAB Curitiba é pessoal e intransferível. Somente é permitida a inversão de titularidade para o cônjuge ou companheiro, desde que esse faça parte da inscrição, com a comprovação do óbito do titular do cadastro.

A atualização da inscrição na fila deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 12(doze) meses. Se, antes deste prazo, houver alguma alteração nos dados cadastrados, a atualização deve ser antecipada. É importante manter em dia informações como endereço, renda e número de dependentes, pois elas são fundamentais para enquadramento dos candidatos nas convocações e também para envio com sucesso de e-mail para as chamadas.

A atualização da inscrição pode ser efetivada pelo site da Companhia ou em uma das Agências da COHAB Curitiba. Se optar pelo comparecimento nos Agências de atendimento da Companhia, o candidato deverá apresentar os comprovantes das alterações a serem realizadas.

Sim, desde que o cadastro ainda esteja ativo no sistema. Caso não tenha o número da inscrição, poderá obtê-lo por meio do Alô Cohab, pelos telefones 0800 0413233 ou 3221-8133, desde que o interessado forneça o CPF e o nome completo do titular do cadastro.

Sim. Mas, neste caso, o candidato terá uma nova inscrição. Para isso, ele deve comparecer em uma das Agências da COHAB Curitiba ou fazer a pré-inscrição no site.

Não há como estimar o tempo de espera para ser chamado, pois existem vários fatores que influenciam na concretização dos projetos e execução dos empreendimentos, como disponibilidade de área no município e obtenção de recursos, entre outros.

Na oportunidade em que o inscrito for classificado, a COHAB enviará um link da apresentação dos imóveis disponíveis, no e-mail que consta na ficha cadastral do candidato. Caso o inscrito apresente interesse, deverá agendar o atendimento presencial no número informado no final da apresentação. Além disso, no site da Companhia a lista dos inscritos convocados fica permanentemente disponível para consulta.

Não, a COHAB não possibilita atendimento diferenciado a classes profissionais específicas.

Os imóveis que tiveram contrato cancelado e retornaram ao patrimônio da Companhia são ofertados aos inscritos na fila. Para comprá-los, os interessados devem atender os mesmos critérios exigidos para os imóveis novos, como renda compatível com a prestação.

A COHAB Curitiba disponibiliza a segunda via do boleto nas Agências da Companhia que funcionam nas Ruas da Cidadania e nas sedes das Administrações Regionais ou no seu site, NO LINK Segunda via de boletos. Para obter o documento, tenha em mãos o CNR (Código Numérico Reduzido) e o CPF do titular do financiamento. O CNR pode ser encontrado em um boleto já quitado, no terceiro campo do canto esquerdo, onde está escrito “Nosso Número”. Este código corresponde aos seis algarismos que vem após os oito primeiros dígitos do número. Outra forma de obter a segunda via do boleto é por meio do Alô Cohab – 0800 0413233 ou 3221-8133, informando  o CPF e nome completo do titular do financiamento. Neste caso, o boleto será enviado por e-mail.

Para os financiamentos da COHAB Curitiba, o crédito relativo ao pagamento em duplicidade será lançado automaticamente no mês seguinte. Se não ocorrer, o cliente deverá comparecer em uma das Agências da Companhia portando os dois comprovantes de pagamento.

A utilização do FGTS para quitação, amortização extraordinária ou abatimento no valor da prestação mensal ou ainda como valor de entrada para aquisição de imóvel só é possível nos contratos e empreendimentos feitos com recursos do próprio FGTS. Quem tem imóvel construído com recursos próprios da COHAB ou da Prefeitura não poderá utilizar esses benefícios. Para maiores informações, o interessado poderá contatar o Alô Cohab por meio dos telefones 0800 0413233 ou 3221-8133, tendo em mãos o CPF e nome completo do titular do contrato.

A impontualidade no pagamento das prestações configura descumprimento de uma das cláusulas do contrato celebrado entre o mutuário e a COHAB Curitiba. Isso, segundo está previsto no documento, possibilita à Companhia tomar providências para o cancelamento do contrato.

Se o financiamento foi contratado com cobertura de seguro e o sinistro estiver dentro do prazo legal para ser comunicado, será possível acionar a seguradora para análise. Para tal, o mutuário (ou seu representante) deverá comparecer em uma das Agências da COHAB Curitiba para início do processo.

A Lei Municipal 10.915/2003 possibilita ferramentas de negociação para contratos com prestações em atraso no âmbito do SFH – Sistema Financeiro da Habitação e Recursos Próprios da COHAB. Para maiores informações, o interessado poderá contatar o Alô Cohab por meio dos telefones 0800 0413233 ou 3221-8133, tendo em mãos o CPF e nome completo do titular do contrato.

Uma vez confirmada a quitação do financiamento o cliente poderá iniciar o processo de escritura do imóvel. Para isso deve procurar a COHAB Curitiba ou ir diretamente a um cartório de sua preferência. Para receber a escritura é necessário que as taxas de condomínio e o IPTU estejam em dia e que a matrícula do imóvel não contenha quaisquer ônus. Para mais informações, o interessado poderá contatar o Alô Cohab por meio dos telefones 0800 0413233 ou 3221-8133, e informar CPF e nome completo do titular do contrato.

É recomendável que antes de fechar negócio, o comprador e o vendedor procurem a Companhia para verificar qual é a situação do imóvel, principalmente com relação ao pagamento das prestações do financiamento. Muitas vezes o imóvel tem pendências na área financeira ou é objeto de cobrança judicial e o comprador pode ter problemas no futuro. Quando se trata de apartamento também é importante ver a situação do condomínio, consultando o síndico para certificar-se de que não há dívidas a serem quitadas.

A primeira medida deve ser providenciar a transferência do financiamento junto à COHAB. Isso é importante para regularizar a propriedade do imóvel e garantir alguns benefícios, como o seguro habitacional, que só permite cobertura em caso de sinistro quando o contrato está no nome do comprador. Para fazer a transferência, o interessado deve procurar as agências de atendimento da COHAB e levar a documentação informada no site da Companhia, no link transferências.

O contrato de gaveta, embora seja uma prática comum, não tem valor perante a COHAB. O maior problema está relacionado com a questão do seguro habitacional, que não protege o comprador, mas sim o antigo proprietário do imóvel. Por isso, é importante regularizar a situação do imóvel. Procure uma das agências de atendimento da COHAB para solicitar a transferência do financiamento. O site da Companhia (www.cohabct.com.br) traz a relação de documentos necessários para a prestação deste serviço no link Transferências.

Para prestar um atendimento presencial com atenção no cliente, as Agências não realizam atendimento por telefone. Para informações e orientações, a Companhia disponibiliza o Alô Cohab – 0800 0413233 ou 3221-8133, central telefônica com ligação gratuita, que funciona de segunda à sexta-feira das 9h00 às 15h00.

Os imóveis do PAR foram viabilizados em parceria entre CAIXA e a COHAB Curitiba para o atendimento à fila de inscritos. Tais imóveis são de propriedade da CAIXA. A COHAB Curitiba deu apoio à comercialização das unidades, mas deixou de ter vínculo com os empreendimentos após a entrega das chaves. Assim, eventuais dúvidas acerca do imóvel poderão ser esclarecidas junto à administradora do condomínio ou diretamente com a CAIXA.

Os imóveis do PMCMV são viabilizados em parceria entre a CAIXA e a COHAB Curitiba para o atendimento à fila de inscritos. A COHAB Curitiba deu apoio à comercialização das unidades e deixou de ter vínculo com os empreendimentos após a entrega das chaves. Assim, eventuais dúvidas acerca do imóvel poderão ser esclarecidas junto à CAIXA,

A fila da COHAB recebe inscrições de famílias interessadas na aquisição de imóveis que procuram voluntariamente a Companhia, preenchem um cadastro específico e aguardam atendimentos segundo os critérios de cada faixa de renda. Já os moradores de áreas irregulares são cadastrados pelo serviço social da COHAB na origem (isto é, na área onde moram) e suas casas são numeradas antes do início da intervenção. Os dois cadastros funcionam de forma independente e as famílias que compõem cada grupo são encaminhadas para aquisição de imóveis conforme o andamento de cada programa (fila ou urbanização e reassentamento).

A inclusão das Vilas nos projetos de urbanização e reassentamento ocorre de acordo com critérios técnicos, que levam em conta a situação de risco ou precariedade do local.  A produção de unidades para cada um dos segmentos da clientela da COHAB é diferenciada, de forma a atender satisfatoriamente os dois públicos da Companhia.