Moradores vão deixar condição precária para viver em casas novas

Famílias do Fazendinha vão à Cohab escolher unidades onde serão reassentadas

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) recebeu nesta segunda-feira (25/4) moradores que vivem em situação precária na chamada Vila Nina, no Fazendinha. As famílias, que serão reassentadas em maio, participaram de reunião com o serviço social da companhia para definição de quais unidades serão destinadas para cada um dos beneficiados.

Os moradores serão transferidos para novas casas construídas na própria vila. Com um total de 49 unidades, o Moradias Vila Nina já conta com 41 unidades habitadas. A entrega das oito moradias restantes vai completar a implantação do projeto.

As oito famílias atendidas definiram durante a reunião qual a localização dos lotes e tipologia das unidades onde irão morar. A destinação das moradias aconteceu de acordo com o número de moradores, presença de pessoa idosa na família, vínculos de vizinhança, entre outros critérios.

Ouvir a comunidade é uma forma democrática para definir a destinação das moradias. Há famílias que desejam continuar vizinhas, pessoas idosas que não querem ir para sobrado, casais com mais filhos precisam de casa com mais quartos. São questões que foram resolvidas na base do diálogo”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

O conjunto

O projeto de urbanização da Vila Nina havia sido paralisado em gestões anteriores, quando ainda faltavam serem construídas 23 moradias. Para a finalização da intervenção, o prefeito Rafael Greca determinou a destinação de recursos municipais na ordem de R$ 2,6 milhões.

Além da construção das casas, a obra compreende também a implantação de infraestrutura como serviços de drenagem, pavimentação, terraplanagem, redes de água e esgoto, iluminação pública e recuperação ambiental. As 23 unidades vão contar com a instalação de painéis fotovoltaicos, que transformam radiação solar em energia elétrica para uso doméstico.

Estamos proporcionando habitação segura e regularizada, urbanização e a continuação do programa Cohab Solar, que alia economia para os moradores nas contas de energia e cuidado com o meio ambiente”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Chave de ouro

Israel Ferreira, profissional de manutenção predial, tem 47 anos e vive na Vila Nina desde 2006,com a esposa Elisa e dois filhos. O casal saiu satisfeito da reunião. “A reunião foi muito boa, a Cohab está fechando com chave de ouro esse projeto. Ouviu a reivindicação das famílias, para que todos sejam bem atendidos”, afirmou o morador.

Ele está na expectativa pela mudança. “A situação vai melhorar para mim, para as outras famílias, para o bairro e para a cidade inteira. Ninguém mais aqui na vila vai morar em condição precária. E o melhor é que vamos permanecer na região que já estamos acostumados”, disse Ferreira.

A obra está em fase final para entrega das chaves no próximo mês. Antes serão feitas as ligações de água, luz e os contemplados serão chamados para assinar os contratos de aquisição.