Obras do Jardim Vila Estevan foram finalizadas. Na imagem José Silva. Curitiba, 26/05/2022. Foto: Rafael Silva

Obra de infraestrutura vai possibilitar regularização fundiária da Vila Estevan

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) finalizou obras de infraestrutura no Jardim Estevan, vila localizada no bairro Novo Mundo. A implantação de pavimentação, drenagem pluvial e complementação de redes de água e esgoto vai possibilitar o andamento do processo de regularização fundiária da área.

“A atribuição da Cohab não é somente construir moradias. Regularizar áreas também é uma ação relevante para o município, pois traz as comunidades para a cidade formal ao garantir a propriedade dos lotes onde vivem”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Aprovar um loteamento é um processo com muitas etapas, que vão desde a parte documental, passa por obras de urbanização e reassentamento, requer pareceres do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e de secretarias como Urbanismo, Meio Ambiente e Obras Públicas, até a aprovação da planta para possibilitar os títulos de propriedade para os moradores.

“Como as ocupações surgem de forma desordenada, sem respeitar os parâmetros urbanísticos do município, fazem com que a Cohab busque a documentação da área, realizando as obras necessárias, cadastrando os moradores e elaborando os projetos completos com objetivo final de titular os moradores do local. O processo é extenso, porém completo”, destaca a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski.

 

Jardim Estevan

Surgida há 30 anos, a vila Jardim Estevan conta com 20 famílias, como a do jardineiro José Souza Silva, 62 anos – dos quais 30 vividos no local, com a esposa e filho. Ele aprovou as obras e está feliz com a futura regularização.

“Ficou nota 10 a obra, parabéns para a Prefeitura e pra a Cohab. Gosto muito de viver aqui, tem tudo o que a gente precisa por perto e com essa obra vai valorizar mais ainda nossa vila”, diz José.

Ele já tem ideias para colocar em prática. “É muito importante regularizar. Eu sempre tive receio de investir na casa sem ser o proprietário oficial. Mas agora vou investir sem medo. Já tenho planos de fazer o andar de cima aqui em casa”, afirma ele.

Anderson Furtado, 42 anos, também comemorou a conquista da comunidade. “Estamos esperando por isso há muitos anos. Vai ser ótimo para todos nós, poder ter o documento dos terrenos.

Números

Desde 2017, a Cohab entregou mais de 6,3 mil títulos de propriedade para famílias que ainda não eram proprietários oficiais de seus lotes. Em Curitiba, as áreas aprovadas precisam estar de acordo com parâmetros que assegurem boa condição de vida dos moradores, como largura mínima das ruas, faixa de drenagem, tamanho dos lotes e respeito à legislação ambiental.

“Título de propriedade é um legado para deixar para os descendentes. Mas em Curitiba não é somente um pedaço de papel. É a garantia de viver em um lugar urbanizado, com infraestrutura e bem atendido pelos equipamentos públicos. É qualidade de vida para nossa população”, salienta o prefeito Rafael Greca.