Publicado em 5/10/2017 3:39:56 PM

No aniversário da Cohab, Prefeito entrega 230 títulos de propriedade para famílias atendidas

Greca prestou homenagem aos funcionários da empresa, que é responsável pelo planejamento e execução da política habitacional do município.

O prefeito Rafael Greca entregou 230 títulos de propriedades a famílias atendidas nos projetos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que completou 52 anos. A titulação foi nesta quarta-feira (10/5) na sede da companhia, no Centro.

Greca prestou homenagem aos funcionários da empresa, que é responsável pelo planejamento e execução da política habitacional do município. “O povo é a razão da existência da Cohab”, disse Greca. “A alegria destas famílias que hoje recebem seus títulos de propriedade, e com eles a garantia de um legado para os filhos, demonstra toda a competência e dedicação dos valorosos funcionários da Cohab, para a qual desejo mais 50 anos de bons serviços para a nossa cidade.”

Dos 230 títulos de propriedade entregues, 156 são escrituras definitivas que asseguram a posse do terreno e os demais são os chamados CCCV (Contrato de Compromisso de Compra e Venda). No segundo caso, a Cohab concede a escritura definitiva após o morador cumprir as cláusulas do contrato, que consistem em pagar pontualmente as prestações e utilizar o imóvel para uso residencial.

Os títulos foram entregues aos proprietários de terrenos e imóveis dos bairros Tatuquara (Moradias Santa Rita, Santa Cecília, Monteiro Lobato, Gleba da Ordem, Jamaica, Moradias Paraná), CIC (Capri e São Nicoolau), Pinheirinho (Jardim Natal e San Marco) e Bairro Novo (Marupiara, Sítio Cercado e Moradias Jandaia).

Certidão de Tributos Federais
O prefeito destacou o fato de as titulações terem sido possíveis graças a uma importante conquista da gestão, a obtenção da Certidão de Tributos Federais.

A ausência desta certidão desde janeiro de 2016 estava impedindo a Cohab de fazer o trabalho para a titulação de lotes, de retomar obras abandonadas pela administração anterior e de contratar novos projetos.

“Estamos fazendo a Cohab voltar a funcionar porque a cidade já perdeu muito em virtude da situação em que a companhia se encontrava. Eu quero ser o prefeito que mais regularizações promoverá na cidade, para isso trabalharemos em parceria com os cartórios para tornar mais ágil o processo que garante ao cidadão que ele é o dono da sua moradia”, disse Greca.

Outra conquista desta gestão destacada no evento foi a retomada de importantes obras habitacionais para a população de menor renda, como o Moradias Maringá, no bairro Cachoeira, que vai atender 156 famílias que vivem de maneira precária na Vila Nori, no Pilarzinho.

“Coincidentemente entregamos hoje 156 escrituras definitivas, o mesmo número de casas do Moradias Maringá, que estava abandonado e conseguimos retomar. Também é o número do serviço telefônico de atendimento ao cidadão, o famoso 156. Hoje foi um dia que representou a vocação da Prefeitura em atender a população de nossa amada Curitiba”, destacou Greca.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura e presidente do Fundo Municipal de Habitação, ressaltou a importância da certidão também para a retomada das obras habitacionais que foram paralisadas pela gestão anterior. “Buscamos soluções para fazer Curitiba vencer a crise e para devolver aos curitibanos uma cidade que já foi referência em serviços, especialmente aqueles destinados às famílias que mais precisam de apoio”, disse Pimentel.

A meta da administração, segundo explicou o presidente da Cohab, José Lupion Neto, é de, ao longo dos próximos meses, beneficiar famílias de outras regiões da cidade e atender a determinação do prefeito Rafael Greca de promover forças-tarefas para tornar mais ágil a entrega de títulos e escrituras. “Ao longo dos próximos quatro anos, promoveremos forças-tarefas para garantirmos às várias centenas de famílias que há anos esperam pelos títulos de propriedade. E além de desafogarmos essa fila, faremos a entrega de mais de 650 novas moradias”, disse Lupion.

Última etapa
A entrega da escritura definitiva é a última etapa do trabalho da Cohab em prol da população atendida nos projetos de urbanização. Tanto nas ocupações irregulares que tem a planta aprovada junto ao município, como também nos empreendimentos construídos para reassentar famílias que são transferidas de áreas de risco social.

O documento que titula o proprietário do lote é uma segurança para a família beneficiada. É a garantia de um legado para deixar aos filhos e netos, razão pela qual a professora Luzia Hadada, de 45 anos, comemorou ter feito parte do grupo que recebeu o documento. Ela e o marido adquiriram um terreno, no Bairro Novo A, há pouco mais de 15 anos, quando ainda eram solteiros. Planejaram e construíram a casa onde tiveram e criaram o filho. “O título de propriedade é uma parte bonita da nossa vida, significa que conquistamos juntos um sonho e agora temos o que festejar e deixar para o nosso filho”, diz Luzia.

O microempresário Cristino Ledes, de 46 anos, também ficou mais próximo de realizar o sonho da família, com o título de propriedade em mãos. Ele e a mulher, Luciane, deixaram a casa em que moravam em uma área de ocupação irregular, no Morro da Esperança, para viver com a família no Jardim da Ordem, em uma casa construída pela Cohab. “O financiamento da casa chegou ao fim e agora, com o registro de imóvel em mãos, já podemos planejar a ampliar do espaço que servirá como o comércio da família”, disse Cristino. Atualmente a loja funciona em um imóvel alugado, ao lado da casa de Cristino.

Homenagem
Na cerimônia foram homenageados os dois funcionários com mais tempo de serviço na Cohab. Mauro Marcondes e Maria das Graças Silva, que receberam do prefeito e do vice-prefeito certificados de reconhecimento pelos anos dedicados à empresa. Greca também citou o desempenho e a dedicação da arquiteta Teresa Elvira de Oliveira, que morreu em abril de 2016.

Marcondes é o funcionário que trabalha há mais tempo na Cohab, ingressou em novembro de 1975, e atuou em diferentes setores da empresa. Começou como motorista, passou pelo antigo Departamento Imobiliário, agora chamado de Departamento Comercial, e o Departamento de Comercialização, atualmente conhecido como Setor de Contratos e Comercialização.

Atualmente, ocupa o cargo de auxiliar administrativo pleno no Setor de Infraestrutura e é um dos responsáveis o pleno funcionamento do dia a dia da empresa. Entre os colegas de trabalho Marcondes é conhecido pelo bom humor e disposição ao trabalho.

Maria das Graças Silva é a representante das mulheres há mais tempo na Cohab. Ingressou em julho de 1980 e em 36 anos de companhia contribuiu significativamente nas áreas por onde atuou, como no departamento jurídico e nos setores de Gestão de Contrato e no de Aquisições.

Com muita experiência na área de contratos administrativos é reconhecida pelos colegas pela sua assertividade, profissionalismo e amizade.

Economia mista
A Cohab é uma sociedade de economia mista, que tem a Prefeitura de Curitiba como acionista majoritário, com mais de 90% das ações. Quando foi criada, em 1965, estava sendo implantado no Brasil o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que tinha como âncora o Banco Nacional da Habitação (BNH). A Cohab e todas as companhias habitacionais que surgiram no país naquela época começaram a funcionar como agentes operadores e financeiros do SFH.

Desde a sua criação até hoje, a Cohab atendeu um total de 137 mil famílias em Curitiba e Região Metropolitana. Este número compreende todos os programas executados pela Companhia, incluindo construção de unidades novas (casas, apartamentos e lotes) e a atuação em regularização fundiária. A maior parte do atendimento foi feita em Curitiba.

Participaram do evento de aniversário o coordenador da filial da Caixa Econômica Federal, Eduardo Pereira de Souza, a superintendente técnica do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Liliane Sabbag, o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, e os vereadores Rogério Campos, Sabino Picolo, Toninho da Farmácia e Cacá Pereira.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera