Publicado em 5/11/2017 2:25:39 PM

Em 52 anos, Cohab Curitiba entregou 20% do total de moradias da cidade

Os mais de 700 empreendimentos habitacionais estão presentes em 40 dos 75 bairros da cidade.

Fundada em 8 de maio de 1965, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) entregou, em 52 anos de existência, 137 mil imóveis para famílias curitibanas. O número representa mais de 20% do total de 630 mil domicílios da cidade.

Nesta quarta-feira (10/5), o prefeito Rafael Greca participou do evento em comemoração ao aniversário da companhia. “O trabalho da Cohab é o de acolher as pessoas e construir novos bairros na cidade. Foi assim desde a construção do primeiro conjunto, o Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no CIC”, disse Greca. Com mais de duas mil casas, o conjunto era considerado afastado na época. “Mas com o crescimento de Curitiba, o local ficou bem inserido na cidade. O desafio da Cohab é ter este olhar para o futuro”, afirmou o prefeito.

De lá para cá foram entregues 35 mil casas e sobrados, 34 mil apartamentos e 68 mil lotes para famílias de menor renda. Os mais de 700 empreendimentos habitacionais estão presentes em 40 dos 75 bairros da cidade.

Crescimento planejado
“A primeira vez que fui prefeito, em 1993, eu fiz o Bairro Novo, no local que antes existia uma grameira. Aproveitamos um enorme vazio demográfico e implantamos mais de dez mil lotes”, contou Greca. “O projeto foi um sucesso e hoje o Bairro Novo pode ser considerado como uma outra cidade dentro de Curitiba, pois lá existe tudo que a população necessita.”

O loteamento Bairro Novo e, mais tarde, a construção de milhares de apartamentos, impulsionaram o crescimento do Sítio Cercado, segundo bairro mais populoso da Cidade, com 115 mil habitantes – a maior parte atendidos em uma das 25 mil unidades habitacionais entregues pela Cohab.

Processo semelhante aconteceu no Tatuquara nos anos seguintes. “Com o Moradias Santa Rita e a Gleba da Ordem conduzimos o desenvolvimento da região do Tatuquara”, lembrou o prefeito.

Antes da consolidação do Bairro Novo e da região do Tatuquara, a Cohab teve papel fundamental no planejamento da Cidade Industrial de Curitiba, que viria a se tornar a CIC - bairro mais populoso da cidade com 172 mil habitantes.

Durante a década de 70, a criação da Cidade Industrial gerou uma grande demanda por moradia, para atender os operários das novas indústrias instaladas no local. Nos 52 anos de atuação foram mais de 36 mil moradias entregues pela Cohab no CIC.

Desafios
Dívidas tributárias acumuladas nos últimos anos fizeram a Companhia perder, em janeiro de 2016, a Certidão de Tributos Federais - documento fundamental para contratação de obras e outros serviços. Um novo planejamento iniciado neste ano possibilitou a recuperação da certidão e os benefícios para a cidade começam a ser notados.

Com a certidão, foi possível retomar a obra de 156 casas do Moradias Maringá, no Cachoeira, e titular com documentos de propriedade mais de 230 famílias de diversas localidades. “O esforço para recuperar a certidão mostra que estamos sendo mais fortes que as dificuldades e desta forma a Cohab seguirá sua atribuição de ajudar na construção de nossa amada Curitiba”, ressaltou Greca.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera