Curitiba e Fazenda Rio Grande assinam convênio para construção de casas

    O prefeito Beto Richa e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luiz Santos, assinaram na manhã desta terça-feira, 15, um convênio para a construção de 501 casas no Jardim Europa, no município vizinho, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

     

    O prefeito Beto Richa e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luiz Santos, assinaram na manhã desta terça-feira, 15, um convênio para a construção de 501 casas no Jardim Europa, no município vizinho, com financiamento da Caixa Econômica Federal. As moradias serão destinadas a pessoas com deficiência, idosos e famílias com renda familiar de até três salários mínimos, que vivem em áreas perto de rios.
    "A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) deu o terreno e o apoio técnico, a Caixa repassou recursos e, com isto, Fazenda Rio Grande está retirando famílias de áreas de risco. Só em parceria como essa será possível enfrentar os problemas sociais comuns da Região Metropolitana de Curitiba", afirmou Richa, acompanhado da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa.
    A parceria entre os municípios garantirá a construção de 48 casas para pessoas com deficiências e idosos e 453 sobrados para famílias de Fazenda Rio Grande cadastradas naquele município.
    "O prefeito Beto Richa mostrou com este gesto que é possível fazer parcerias além das fronteiras dos municípios. Desta forma se promove o crescimento e desenvolvimento de uma região", afirmou prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luiz dos Santos.
    A previsão é que as casas comecem a ser construídas em janeiro de 2010 e sejam entregues em 12 meses. O financiamento está sendo feito diretamente pela Caixa Econômica, que vai repassar R$ 22 milhões. "Novos financiamentos virão. São recursos também para Curitiba, onde o prefeito Beto Richa tem promovido uma revolução na área de habitação", disse o gerente regional da Caixa, Arielson Bittencourt.
    No encontro, o prefeito Beto Richa anunciou que será construído um Armazém da Família em Fazenda Rio Grande. A previsão é entregar no primeiro trimestre de 2010, para atender famílias carentes do município vizinho.
    Curitiba tem parcerias do programa Armazém da Família com os municípios de Campina Grande do Sul, Mandirituba, Itaperuçu, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Colombo, Araucária, São José dos Pinhais e Ponta Grossa.
    Outra parceria, que será intensificada entre os municípios, é a atuação da Secretaria Municipal Antidrogas, que ajuda em ações sociais em bairros do município vizinho.
    Também haverá reforço na ação da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba. Em novembro, técnicos de Curitiba deram aulas de fortalecimento de lideranças para associações comunitárias de Fazenda Rio Grande.
    Participaram da assinatura do convênio o deputado federal Afonso Camargo e o deputado estadual Francisco Bührer, além dos vereadores de Fazenda Rio Grande Ariel Agricultor, Marcos Wozniak, Beto Rocha, Marcelo Pelanda e Professor Ariel.
    Parceria Moradias Jardim Europa
    Investimento: R$ 22.222.655,80 (Caixa Econômica)
    501 imóveis - 435 sobrados e 48 casas
    Prazo: 12 meses
    Serão atendidas famílias de Fazenda Rio Grande com até 3 salários mínimos
    Cohab - Cessão de terreno, projetos e apoio técnico

     

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera