Publicado em 9/22/2017 4:17:28 PM

Moradores do Portão discutem obras e recebem títulos de propriedade

Foram entregues Contratos de Compromisso de Compra e Venda (CCCVs) e uma escritura definitiva para os moradores

O prefeito Rafael Greca esteve nesta sexta-feira (22/9) na Regional Portão, na Rua da Cidadania, onde ouviu e atendeu demandas apresentadas por comunidades dos oito bairros que formam a região. O encontro, com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, também serviu para a entrega de títulos de propriedades para 46 famílias atendidas pelo programa habitacional do município, desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Foram entregues Contratos de Compromisso de Compra e Venda (CCCVs) e uma escritura definitiva para moradores da Vila Recanto das Andorinhas, Ferrrovilas Guaíra, Moradias Parolin, Vila Colombo e Vila Nossa Senhora da Paz. “A casa agora não é só posse, mas uma propriedade que poderão deixar para os filhos e para os filhos dos seus filhos”, disse Greca.

Desde março deste ano, a Cohab já entregou 897 títulos de propriedades contemplando famílias moradoras de diferentes áreas da cidade. Com os CCCVs os moradores formalizam com Cohab que ao término do financiamento receberão as escrituras definitivas, que concedem a posse do imóvel ao proprietário.

Na falta de escritura que garanta a propriedade do terreno onde mora uma família pode trazer prejuízo aos moradores. “Além de não ser oficialmente proprietário do local em que vive, o cidadão sem escritura perde benefícios importantes, como a possibilidade de conseguir um financiamento junto à Caixa Econômica para compra de materiais de construção com vistas a ampliar ou reformar o imóvel”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Conquista

Foi por essa razão que o chefe de almoxarifado Agnaldo Ferreira Da Silva, de 48 anos, comemorou ter recebido o contrato das mãos do prefeito. “A gente luta uma vida toda para ter a casinha da gente. Ter documento que prove essa conquista é muito importante”, diz Agnaldo.

Há pouco mais de sete anos, a realidade de Agnaldo era outra. Morava de forma precária em uma casa à margem do Rio Vila Guaíra, no Parolin. Incluído em um dos projetos da Cohab, foi reassentado e hoje vive com a mulher e o filho em uma casa de alvenaria na Rua Acir Figueiredo.

Maria José Freire também recebeu o CCCV da casa que está terminando de pagar, na Vila Recanto das Andorinhas, uma área no Campo Comprido, às margens do rio Barigui, que foi ocupada irregularmente em 1991. A Cohab já finalizou o processo de regularização fundiária da área. “Vencemos algumas dificuldades, mas estamos feliz com a conquista de um lar aos filhos é tudo o que a mãe deseja”, disse ela.

Demandas

O encontro reuniu representantes dos bairros Água Verde, Fazendinha, Guaira, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel e serviu para que os moradores apresentassem prioridades e sugestões. Foram apresentadas nove demandas, entre elas a continuidade do processo de regularização fundiária da Vila Nina, uma área no Fazendinha, ao lado da rotatória da Rua Carlos Klemtz.

A solicitação foi feita pelo presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Nina, Gleino Duarte, o Catarina, que saiu satisfeito com a solução apresentada. Greca anunciou a entrega de lotes para o reassentamento de 17 famílias, abertura de rua e implantação de um bosque para a preservação de nascentes do Rio Barigui do local. “Assim dá gosto de ser atuante no bairro, a voz da gente é ouvida e atendida”, disse Catarina.

Também tiveram respostas positivas as solicitações apresentadas pelo líder comunitário Edson do Parolin – para construção de uma via elevada na rua Brigadeiro Franco, em frente às escolas e creche e a criação de áreas de lazer as margens do rio Guaíra – e do comerciante José Jorge Valencio, que apresentou a necessidade de uma lombada na rua João Bettega, em frente a agência da Caixa Econômica Federal.

Participaram do encontro com os moradores o administrador regional do Portão, Gerson Gunha e os vereadores Oscalino do Povo, Fabiane Rosa, Zezinho do Sabará, Mauro Bobato, Thiago Ferro, Beto Moraes e Ezequias Barros. 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera