Publicado em 12/18/2017 3:16:18 PM

Obras de pavimentação e drenagem vão recuperar ruas do Parolin

A melhoria na infraestrutura será feita em vias importantes do bairro, como parte das ações para complementar as obras da Bacia do Rio Belém.

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) vai pavimentar e recuperar 3 quilômetros de ruas no Parolin. A melhoria na infraestrutura será feita em vias importantes do bairro, como parte das ações para complementar as obras da Bacia do Rio Belém. A licitação para a contratação da empresa executora está em andamento e propostas serão apresentadas nesta quinta-feira (21/12).

A obra será executada com recursos próprios do município, como contrapartida de projetos de urbanização de áreas de risco. Junto com a pavimentação e a recuperação das ruas serão executados serviços de drenagem pluvial em alguns trechos e a pintura de faixas para sinalização das vias.

Para o presidente da Cohab, José Lupion Neto, as obras vão promover melhorias para a mobilidade e segurança dos cidadãos. “São intervenções previstas no programa habitacional do município para melhorar as condições de vida dos moradores, garantir proteção e bem-estar das famílias”, diz Lupion.

Entre as ruas que receberão novo pavimento está a Carlos Affonso Meissner Osório, onde fica o mercado RR, de João Pereira de Carvalho, que vive há 30 anos, no Parolin. “Estamos ansiosos e felizes para o início das obras que vão deixar de ser uma reivindicação da turma para se tornar realidade”, diz Carvalho.

O interesse do comerciante na obra vai além dos benefícios que ele acredita que terá a partir do melhor acesso que os clientes vão encontrar para o mercado. “A abertura e melhoria das ruas vai ajudar a manter toda a área da vila livre de invasão e fazer com que os moradores cuidem melhor do espaço, principalmente com relação ao lixo”, diz.

A rua Montese, que faz esquina com a rua do mercado, vai receber drenagem e 70 metros de pavimento para acabar com o problema que acontece nos dias de chuva. Por ser íngreme, com trecho em saibro, toda a água e a lama da parte alta desce para as ruas que ficam no nível inferior, causando alagamentos e dificultando a passagem dos pedestres. “Será uma das mais importantes intervenções deste lote de obras”, comemora o comerciante.

Também passarão por intervenções as ruas Professor José Farani Mansur Guérios, Rio Vila Guaíra, Professor Rubens Eike Braga, Laminha Lins, Monese, Gastão Poplade, Edgard Meira de Vasconcellos, Eugênio Parolin, Antonio Parolin Júnior, Padre Isaías de Andrade e Travessas A e B.

Urbanização 

Surgida no início da década de 50, a Vila Parolin é uma das mais antigas áreas de ocupação de Curitiba. O projeto de urbanização da área teve início em 2006, para beneficiar 1,5 mil famílias com a construção de casas para reassentamento de pessoas que viviam em situação de risco, melhoria habitacional das casas com condições precárias e na infraestrutura das áreas onde famílias puderam permanecer. Também foram feitas pavimentações de ruas, construção de escola, creche, unidade de saúde, Centro de Referência da assistência Social (CRAS) e barracão de reciclagem.

Os recursos eram do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), com a meta de construir 716 moradias para reassentamentos de famílias e atender outras 830 com obras de urbanização. Destas famílias, 470 foram atendidas com casas e apartamentos do programa habitacional do município, construídas com recursos do PAC e do Minha Casa Minha Vida.

A meta fiscal do programa sofreu uma diminuição no ano passado, com o encerramento do contrato. Porém, 14 sobrados que haviam sido iniciados e interrompidos, serão retomados e finalizados, além das obras de infraestrutura que serão realizadas.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera