Publicado em 2/27/2018 3:01:46 PM

Prazo para quitar dívidas da Cohab sem multas e juros encerra quarta-feira

A partir de 1º de março, as renegociações continuam, mas será cobrado o valor atualizado da dívida.

Nesta quarta-feira (28/02) encerra o prazo para mutuários com prestações atrasadas da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) renegociarem a dívida com isenção de juros e multa dos valores vencidos. A partir de 1º de março as negociações continuarão acontecendo, porém, com a cobrança atualizada dos valores pendentes.

“É muito importante que os mutuários que estão em atraso regularizem suas situações, para que possamos equilibrar o caixa da Companhia e desta forma iniciarmos outros projetos para as famílias que aguardam na fila de espera. Hoje estamos com mais de 50% dos contratos inadimplentes”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

O prazo final para as condições especiais de pagamento resulta da modificação da lei municipal 10.915/2003, que estabeleceu Programa de Repactuação Contratual com Mutuários da Cohab, e cuja alteração com a criação de novas regras para renegociações foi aprovada pela Câmara Municipal em dezembro.
Segundo Lupion, a lei não vinha cumprindo a sua principal função, a de recuperar a carteira de inadimplentes e impulsionar a receita da Cohab. Pelo contrário, acabou estimulando o atraso nas quitações.

Quando a lei entrou em vigor, boa parte dos contratos apresentavam débitos superiores ao valor do bem, quando comparado com o valor de mercado. Nas renegociações, o mutuário obtêm um valor para o pagamento muito inferior ao valor real do imóvel, especialmente depois de 2009, a partir da supervalorização promovida pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Outras medidas
Junto com o fim do prazo para a isenção total de juros e multa, a modificação na lei estabeleceu outras medidas. Fixou o prazo máximo de 25 anos (300 meses), para repactuação, desde que a prestação seja superior a 20% do salário-mínimo,     (o que nos valores atuais representaria uma parcela maior do que R$190,80), e de que a soma da idade do mutuário, mais o prazo de financiamento não ultrapasse 80 anos.

Para renegociar o financiamento o mutuário precisa agendar um horário pelo serviço telefônico Alô Cohab, no 0800 41 32 33 ou pelo número 3221 8133.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera