Publicado em 4/5/2018 2:38:25 PM

Raquel de Souza festeja aniversário com presente especial: a casa própria

Outras 28 famílias também foram reassentadas de situação de risco social

O presente de aniversário da dona de casa Raquel Ferreira de Souza não poderia ser melhor. No dia em que completou 31 anos de idade, ela recebeu do prefeito Rafael Greca a chave de sua casa nova no conjunto Moradias Maringá 1, no bairro Cachoeira. Raquel e outras 28 famílias que conviviam com enchentes e riscos de deslizamento foram atendidas, na manhã desta quinta-feira (5/4), com casas seguras e regularizadas.

“Estou muito contente, o conjunto é lindo, o sobrado é ótimo, estou sendo abençoada em poder ter um lugar melhor para criar meus filhos”, disse Raquel, que vai morar na casa nova com o marido, Luciano, e três filhos – Vitor Hugo, o mais novo, tem seis meses.

Por 28 anos, Raquel viveu na Vila Nori, uma ocupação irregular formada sobre um morro com risco de deslizamento, no Pilarzinho. A antiga casa de madeira estava comprometida, com o assoalho esburacado.

Os acessos da Vila Nori são complicados, com becos e vielas. “Nunca tivemos um automóvel porque não tem como entrar na vila de carro. Agora, vamos poder realizar este outro sonho”, contou Luciano.

Retomada

A obra do conjunto Moradias Maringá faz parte de um dos dez contratos do programa habitacional do município que foram interrompidos pela gestão anterior. A retomada da obra foi um compromisso de campanha do prefeito. “Encontrei isto aqui abandonado e prometi que quando assumisse eu entregaria as casas. Colocamos dinheiro do município porque não quero nenhuma obra paralisada na cidade”, destacou Greca.

Para o reinício da construção das casas foram contratados R$ 8,7 milhões, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica, com contrapartida do município. “Além da construção das moradias, este recurso será utilizado para obras de urbanização da Vila Nori", explicou o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto. "Após a retirada das famílias, o local receberá infraestrutura, com abertura de ruas e recuperação ambiental das áreas degradadas”, disse Lupion.

Das 156 moradias do conjunto 94 são casas térreas e 62 sobrados. Em 2017, foram entregues 61 unidades. Somadas as 29 liberadas nesta quinta-feira (5/4) são 90 moradias habitadas. Outras 66 serão entregues ao longo do ano.

Participaram da entrega das moradias, os vereadores Colpani e Julieta Reis e a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.

Felicidade

A cozinheira Olívia da Silva Walter, 47 anos, também foi contemplada com uma casa no Moradias Maringá. Após viver por 20 anos na Vila Nori em condições insalubres, ela agora inicia uma nova etapa da vida. “É tanta felicidade que nem consigo explicar. Deixar para trás os alagamentos, enchentes e viver em uma casa bonita, em um lugar asfaltado, é tudo de bom”, comemorou.

A dona de casa Marta Pereira, 36 anos, recebeu um sobrado onde viverá com os três filhos. “Chega de sofrimento. É muito tempo esperando. Graças a Deus o prefeito pensou em nós, nunca vamos esquecer”, ressaltou.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera