Publicado em 5/22/2018 5:00:47 PM

Famílias deixam área de risco e recebem casas novas no Tatuquara

Cohab transferiu moradores que viviam em situação insalubre na Vila Bela Vista da Ordem para novas casas na mesma vila.

O coletor de materiais recicláveis Josué Garcia começou a semana realizando um sonho: deixou o precário barraco onde vivia há 20 anos e recebeu da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) uma nova moradia nas proximidades, na Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara.

“Estou contente demais, essa casa é uma maravilha, ainda é difícil de acreditar que é nossa. Eu e minha esposa vamos ter mais tranquilidade agora. Nosso barraco estava caindo, nem dormir sossegado a gente podia”, conta ele.

Nair, a esposa, destaca as dificuldades que ficarão no passado. “Nossa casa era perto do rio, tinha muita lama quando chovia e poeira quando estava seco, não havia jeito de manter a casa limpa", relembra. "Mas a partir de agora vai ser tudo diferente, vamos ter ruas asfaltadas e uma casa segura.”

Outras dez famílias foram atendidas com novas moradias na Vila Bela Vista da Ordem. Para a construção das 11 moradias foram investidos R$ 648 mil, provenientes do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). Outras 53 unidades habitacionais serão construídas na Vila Bela Vista da Ordem, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social(FNHIS). O projeto está em fase de licitação.

O casal Fátima Aparecida e Gérson Fernandes também recebeu as chaves da nova casa. “A maior vantagem para nós é estar em uma casa realmente nossa, pois aqui teremos os documentos, vai ser tudo legalizado. Isso é uma segurança para a família”, diz ela.

Urbanização

Além da construção de moradias, a Vila Bela Vista da Ordem está recebendo um pacote de obras de infraestrutura. Estão sendo pavimentados 2,7 quilômetros de vias e já foram implantados 3,5 quilômetros de redes de drenagem e 3 quilômetros de redes de água e esgoto.

A próxima etapa prevê a recuperação ambiental da área que era habitada irregularmente pelas famílias que já foram transferidas para novas moradias. Serão colocados parquinho infantil, cancha de futebol de areia, iluminação e plantio de grama.

O valor total do investimento para as obras de urbanização e recuperação ambiental é de R$ 2 milhões, recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e da Prefeitura de Curitiba.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera