Publicado em 6/7/2018 4:23:26 PM

Prefeitura conclui moradias e 19 famílias deixam casas irregulares à beira do rio

Um novo ciclo de vida começa para 19 famílias com a conclusão de uma obra interrompida.

Um novo ciclo de vida começa para 19 famílias com a conclusão de uma obra interrompida. A Prefeitura Municipal de Curitiba entregou nesta semana, as últimas das 125 unidades do Moradias Faxinal, no bairro Santa Cândida, concluindo o empreendimento que estava parado desde 2015.

Nesta quinta-feira (7/6), a família do balconista Robson Caetano Ribeiro Sales foi a última do grupo a deixar a beira do rio Atuba, onde viviam em condições precárias e irregulares.

“Em seis anos que morei aqui tive vários problemas. Quando chove forte o rio transborda, a água invade as casas e a gente perde tudo. Só guarda-roupa, troquei três vezes”, conta ele. “Com a casa nova da Cohab a vida da minha família vai melhorar muito, chega de problemas. Estou feliz da vida!”

Conclusão
A retomada e finalização do Moradias Faxinal para atender famílias que habitavam locais insalubres e em áreas de invasão faz parte do plano de governo do prefeito Rafael Greca. “O sonho estava interrompido. Resgatamos e devolvemos ele realizado para estas pessoas que tanto necessitam da dignidade da moradia e também de continuar realizando seus sonhos”, disse Greca.

Com investimento total de R$ 5,2 milhões, a construção das 125 casas deveriam ter sido concluída na gestão anterior, que perdeu da Caixa Econômica Federal o financiamento para as obras. Em 2017, a atual gestão resgatou o projeto, para o qual algumas famílias já haviam sido transferidas, e os recursos para a Cohab (Companhia de Habitação de Curitiba) finalizar o empreendimento.

"Conseguimos salvar e concluir o projeto, de forma a melhorar a qualidade de vida de mais gente que precisa de moradia adequada", diz José Lupion Neto, presidente da Cohab.

Após a retomada, a Prefeitura entregou em março deste ano 26 casas, destinadas às famílias que viviam em situação de risco nas margens do rio Atuba. Agora é a vez de outras 19 famílias que estavam nas mesmas condições e na mesma região, na Vila Higienópolis, divisa com o município de Pinhais, receberem suas novas moradias. No local ainda existem cerca de 80 famílias que serão atendidas e relocadas para novas moradias. A Cohab já iniciou as obras desta nova etapa. 

Bebê de casa nova
A mudança das famílias foi acompanhada pelas assistentes sociais da Cohab. Às margens do rio Atuba, onde as famílias viviam, serão recuperados com a limpeza e plantio de vegetação nativa. 

“Este é um momento especial pra mim e para minha família”, disse Patrícia de Carvalho Leal, mulher de Sales, grávida do segundo filho, que nasce em setembro. “Queria muito sair da beira do rio, passei por muitas enchentes, agora chega. A casa nova é uma maravilha, minha filha (Isabele) está adorando e o novo bebê terá uma moradia bem melhor.”

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera