Publicado em 12/11/2018 3:59:05 PM

Famílias do Bolsão Atuba estão de casa nova

Moradores de área de risco em beira de rio estão sendo transferidos para o conjunto Moradias Faxinal, no Santa Cândida.

 A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) começou a reassentar, nesta terça-feira (11/12), 16 famílias oriundas de área de risco às margens do rio Atuba. Os moradores estão sendo transferidos para novas casas do empreendimento Moradias Faxinal, no Santa Cândida. Sete famílias receberam as chaves da casa nova na terça-feira e outras nove serão beneficiadas na quarta-feira (12/12).

O conjunto vai contar com um total de 125 casas, das quais 82 já estarão habitadas após esta etapa de reassentamento. “Conforme as moradias ficam prontas, nós entregamos às famílias. As demais unidades serão liberadas em 2019”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

 
Com esta entrega a atual gestão atinge a marca de 1.385 moradias concedidas. “Ano passado colocamos a casa em ordem para este ano podermos intensificar os trabalhos. Temos retirado famílias de áreas de risco e também atendemos os inscritos na fila da Cohab, que deixam de pagar aluguel ou viver na casa de parentes”, destaca Lupion.
 
O Moradias Faxinal faz parte do pacote de obras abandonadas pela gestão anterior e retomadas a pedido do prefeito Rafael Greca. Para construir o conjunto foram investidos R$ 5,2 milhões de recursos próprios do município. “Curitiba não merece obras paradas. Fizemos a Cohab voltar a funcionar para atender nossa população”, ressalta Greca.
 
Alegria
O sorriso constante no rosto dava a demonstração da alegria da dona de casa Joseilda da Silva, 50 anos. Após viver por sete anos com o filho em uma casa na beira do rio Atuba, ela recebeu nesta terça-feira (11/12), as chaves do novo lar.
 
“Estou muito feliz. A casa é minha de verdade. Lá não era minha e ainda tinha o risco de enchentes, além dos ratos e o mau cheiro. Aqui será vida nova, já estamos planejando uma ampliação na parte dos fundos. Só tenho a agradecer por esta benção”, diz ela.
 
Quem também vai deixar no passado o histórico de enchentes é Sônia Pereira dos Santos, 28 anos. “Nas chuvas fortes o rio enchia e dava muito medo. Isso não me pertence mais, agora estamos em segurança. Quero deixar a minha casa bem bonita, toda arrumada para receber visitas. Hoje é um dia para nunca esquecer”, salienta.
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera