Publicado em 12/21/2018 3:08:19 PM

Prefeito entrega casas no Parolin

“É uma grande alegria entregar moradias na antevéspera de Natal. Peço que o menino Jesus proteja estas casas para que as famílias possam encontrar a felicidade, disse Rafael Greca.

 O Natal de 2018 será ainda mais especial para 15 famílias que viviam em beira de rio na Vila Parolin. Nesta sexta-feira (21/12) os moradores receberam das mãos do prefeito Rafael Greca as chaves de seus novos lares.

 
“É uma grande alegria entregar moradias na antevéspera de Natal. Peço que o menino Jesus proteja estas casas para que as famílias possam encontrar a felicidade. É uma conquista que fica para os filhos, para os filhos dos filhos e para os que ainda vão nascer”, disse Greca.
 
A construção das 15 moradias foi iniciada e abandonada na gestão anterior. A obra, retomada em abril deste ano, representa investimento de R$ 536 mil, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Foram entregues três casas térreas e 12 sobrados.
 
Participaram da cerimônia de entrega das chaves o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o administrador regional Portão, Gerson Gunha; e o líder comunitário Edson do Parolin.
 
Edson do Parolin agradeceu em nome dos moradores. “O prefeito falou que não iria deixar obras paradas e aqui está a confirmação. Estamos muito agradecidos pelo empenho da Prefeitura e da equipe da Cohab. Hoje é um dia de festa aqui na vila”, disse.

Sonho
“Pegar a chave do sobrado novo é a realização de um sonho. A felicidade é tanta que nem consigo explicar. Morei por 20 anos na beira de rio, sempre com medo de enchente. Mas agora eu e minha família estamos em segurança. É como começar uma vida nova”, afirma a dona de casa Leonilda Kulek, 43 anos.
 
A aposentada Marlene Almeida, 63 anos, viveu na mesma frágil moradia de madeira nos últimos 30 anos. Ali ela criou os cinco filhos, sempre convivendo com alagamentos. Os anos de sofrimento ficarão somente na memória. “A casa ficou linda, vou fazer de tudo para deixar ela sempre arrumada. Mudar para cá representa para mim a esperança de ter uma velhice mais tranquila”, afirma.

Histórico
A Vila Parolin é uma das mais antigas áreas de ocupação de Curitiba, surgida no início da década de 60. O projeto de urbanização da área teve início em 2006 para beneficiar 1,5 mil famílias, com obras de construção de 700 casas para reassentamento de famílias em situação de risco; complementação da infraestrutura nas áreas onde as famílias permanecem, com a pavimentação de vias; melhoria habitacional para casas em situação precária e construção de equipamentos comunitários, como escola, creche unidade de saúde, CRAS e barracão e reciclagem.
 
Com a entrega das 15 moradias, chega a 485 o número de famílias do Parolin que foram transferidas de área de risco desde o início do projeto. São novas casas, sobrados e apartamentos do programa habitacional do município, construídos com recursos do PAC e do Minha Casa Minha Vida.
 
Vila Corbélia
Logo após a entrega das moradias no Parolin, técnicos da Cohab e da Ong TETO apresentaram ao prefeito, o projeto para instalação de 21 moradias provisórias na ocupação 29 de Março, na CIC, também chamada de Vila Corbélia.
 
O local foi atingido por um incêndio de grandes proporções no dia 7 de dezembro. O prefeito exigiu que sejam respeitadas normas do município para a construção das moradias provisórias. Arquitetas da Cohab elaboraram um projeto respeitando a faixa de linhas de alta tensão e também a Área de Preservação Permanente. Voluntários da TETO vão iniciar a construção no sábado (22/12).
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera