Publicado em 1/2/2019 11:24:34 AM

Cohab fecha 2018 perto da marca de 5 mil escrituras entregues na gestão

Os 2.632 títulos de propriedade liberados em 2018 superam em 28,5% os 2.051 títulos entregues em 2017.

 Após concentrar esforços no planejamento financeiro em 2017, a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) reconquistou a Certidão de Tributos Federais (documento que havia sido perdido em 2016 devido a dívidas acumuladas) e conseguiu avançar no trabalho. Em 2018, priorizou a titulação de lotes irregulares, lançou o projeto-piloto Cohab Solar e deu sequência às ações de redução na inadimplência e de aumento da arrecadação.

 
“Quando assumimos a Cohab, encontramos uma enorme dívida tributária, obras paradas e contratos sendo perdidos. No primeiro ano colocamos a casa em ordem, para agora em 2018 conseguirmos avançar nos projetos de habitação”, afirma o presidente da companhia, José Lupion Neto.
 
Em 2018, foram disponibilizados 2.632 títulos de propriedade a pessoas que ainda viviam em terrenos irregulares em diferentes áreas da cidade. O número supera em 28,5% os 2.051 títulos entregues em 2017 e aproxima a gestão do prefeito Rafael Greca da marca de cinco mil títulos destinados às famílias curitibanas.
 
Entre as beneficiadas está a coletora de materiais recicláveis Dalva Correa, 58 anos. “Nossa casa é fruto do trabalho da minha família. Meu projeto de vida é que meus filhos tenham uma vida melhor do que a minha”, disse.
 
Na companhia da filha Daiana, 37 anos, e da neta Letícia, de 7 meses, ela compareceu ao mutirão promovido pela Cohab na Regional CIC, em novembro. Trazendo o já amarelado contrato de 33 anos atrás, Dalva deu o último passo para conquistar o sonhado título de propriedade. Documento que vai permitir a ela registrar o imóvel e deixá-lo de herança para os filhos.
 

Inadimplência
Com a meta de reduzir a alta taxa de inadimplência e aumentar a arrecadação, em 2018 a companhia tornou fixa uma equipe para visitar os empreendimentos com as maiores taxas de atraso no pagamento das parcelas dos imóveis.
 
As ações se concentraram em 94 empreendimentos, que resultaram em uma redução de 4,3% na inadimplência em relação a 2017, além de aumento na arrecadação.
 
A redução na inadimplência e aumento na arrecadação auxilia na viabilização de novos projetos habitacionais para atender a população.

Atendimento
Durante 2018, a Cohab atendeu 112.636 cidadãos em consultas presenciais nas nove agências das Regionais, pelo serviço telefônico gratuito (Alô Cohab) e também pelo Falecom, um canal disponibilizado no site da companhia. O número representa uma média de 450 atendimentos por dia útil. 
 
São cidadãos em busca das mais diversas informações sobre inscrição, escrituras, boletos, renegociações e outros assuntos. Uma novidade em 2018 foi a possibilidade do agendamento prévio de atendimentos presenciais.
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