Publicado em 3/22/2019 3:27:42 PM

Cohab Solar é apresentado no Smart City Expo Curitiba 2019

Projeto da Cohab Curitiba fez parte da área de exposições, no Smart Plaza Vale do Pinhão, junto a outras inovações da cidade.

 O projeto da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) que implantou placas fotovoltaicas em moradias populares foi destaque durante o segundo dia do congresso Smart City Expo 2019. Denominado Cohab Solar, o projeto foi apresentado ao público nesta sexta-feira (22/3), como parte da programação do stande da Prefeitura no evento – o Smart Plaza Vale do Pinhão.

É a segunda vez que Curitiba sedia o fórum internacional, que é o maior evento de cidades inteligentes do mundo. O Smart City Expo Curitiba 2019, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, recebeu na quinta e sexta-feira mais de 6 mil pessoas, entre representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior.

Participaram 85 palestrantes nacionais e internacionais no congresso. Entre os temas estão mobilidade, governança e planejamento urbano. A área de exposição contou com 35 empresas dos setores público e privado, que exibiram soluções e inovações (em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito, urbanismo e habitação), e teve como destaque o Smart Plaza Vale do Pinhão, que mostrou as inovações que estão sendo desenvolvidas em Curitiba.
 
O espaço reuniu cerca de 60 startups da capital que estão criando tecnologias e soluções para a chamada “revolução cotidiana”, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes. No Smart Plaza Vale do Pinhão também foram apresentadas inovações da Prefeitura que já beneficiam a população da capital, caso do projeto Cohab Solar.
 
Placas fotovoltaicas
O diretor técnico da Cohab, Mauro Kugler, explicou aos presentes os objetivos do projeto e o funcionamento das placas. “O objetivo é reduzir a conta de luz dos moradores beneficiados, além de colaborar com o meio ambiente, pois a energia solar é uma energia limpa e gratuita”, destacou.
 
As placas são compostas de inúmeras células de silício interligadas entre si. Elas captam a radiação solar e enviam a um conversor que transforma a corrente contínua em corrente alternada e possibilita que a luz solar seja convertida em energia elétrica para uso doméstico.
 
Cada casa também foi equipada com um medidor bidirecional, que permite que a energia produzida pelas placas e que não seja utilizada possa retornar para a rede elétrica. “Para explicar de maneira simples, significa que o relógio de luz gira nos dois sentidos e caso a pessoa gere mais energia do que consome, ela fica com créditos que podem até ser utilizados em outra residência”, explica Kugler.
 
Na prática, o projeto Cohab Solar possibilitou economia nas contas de luz dos moradores de até 80%. Famílias que pagavam em média R$ 150 passaram a pagar R$ 35. O conjunto que recebeu a novidade é o Moradias Faxinal no Santa Cândida. A Cohab estuda ampliar a instalação para outros empreendimentos.
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera