Publicado em 4/16/2019 10:04:16 AM

Comunidade conhece detalhes de projeto Bairro Novo da Caximba

As reuniões fazem parte de um processo democrático que busca o fortalecimento da participação popular na construção do projeto.

 Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT), juntamente com a equipe da Administração Regional do Tatuquara apresentaram, na tarde de quinta-feira (11/4), detalhes do Projeto Bairro Novo da Caximba aos moradores da Vila 29 de Outubro. Cerca de 50 pessoas da comunidade compareceram à reunião, que também contou com a participação do promotor de Justiça das Comunidades, Régis Rogério Vicente Sartori, do Ministério Público do Paraná.

 
O projeto, que é a maior intervenção socioambiental da história recente da cidade, prevê investimentos de R$ 200 milhões com recursos externos para a recuperação da área ocupada às margens da bacia do Barigui, com a construção de um dique, a implantação de um parque linear e a reurbanização e construção de moradias para o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em locais de risco.
 
Ao se dirigir à comunidade, o promotor de Justiça das Comunidades Régis Rogério Vicente Sartori destacou a importância das discussões prévias. “O pessoal da Administração Regional, do Ippuc, da Cohab e o próprio prefeito desejam ser o mais transparentes possível na elaboração deste projeto”, observou.
 
O coordenador do projeto no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Mauro Magnabosco, destacou que os estudos apresentam uma solução para ocupação irregular e também para a recuperação ambiental na área de confluência das bacias dos rios Barigui e Iguaçu. “É uma grande intervenção de caráter social para melhorar a qualidade de vida das famílias da região com a urbanização de uma faixa possível próxima da Área de Proteção Ambiental”, explicou.
 
Segundo o administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva de Lima, a reunião foi importante para tirar dúvidas dos moradores e incentivar à participação no projeto.
 
A gerente do departamento de serviço social da Cohab, Meiri Morezzi, destacou que as reuniões de detalhamento da proposta de requalificação na Vila 29 de Outubro fazem parte de um processo democrático que busca o fortalecimento da participação da comunidade na construção do projeto. “A Prefeitura atua de um modo que permite decisões em conjunto com a população".
 
As reuniões sobre o Projeto Bairro Novo da Caximba serão realizadas semanalmente até que todas as famílias beneficiadas sejam informadas a respeito da intervenção.
 
Já está aberta a concorrência pública para a contratação dos projetos executivos do Bairro Novo da Caximba. O edital, publicado pelo Ippuc, é para a contratação de projetos de engenharia e arquitetura que somam R$ 2.004.154,50 para a implantação de um parque linear às margens do Rio Barigui, intervenções de macro e microdrenagem, infraestrutura viária e elaboração do Relatório Ambiental Prévio para a urbanização da Vila 29 de Outubro.
 
Acolhimento
Desde o início desta gestão, a Prefeitura tem feito ações permanentes de suporte aos moradores da região. Em julho do ano passado, o prefeito Rafael Greca assinou decreto que definiu a área como Setor Especial de Habitação de Interesse Social – Regularização Fundiária da Caximba, que inclui além da Vila 29 de Outubro as ocupações irregulares Vila Dantas, Vila Espaço Verde e Vila Primeiro de Setembro.
 
A Cohab faz o monitoramento permanente da área e, em paralelo, a Prefeitura tem realizado mutirões de Saúde, limpeza das áreas inundadas e de atenção social. Por intermédio da FAS e em parceria com a comunidade local e a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), também é feita a capacitação de jovens para atuar nas empresas da Cidade Industrial de Curitiba.
 
Vangela Cristina do Egito Delgado, moradora da região, compareceu à reunião e agradeceu à equipe da Prefeitura pelo trabalho, em especial pela inserção do filho dela, Vanderson Delgado Ananias, no projeto Menor Aprendiz, realizado no Cras Caximba. “O prefeito deu oportunidade ao meu filho e hoje ele está trabalhando na empresa Hubner, na CIC. Isso nos ajudou bastante. Agradeço de coração”, disse Vangela.
 
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera