Publicado em 4/26/2019 11:25:12 AM

Comunidade tira dúvidas sobre o Bairro Novo da Caximba

O projeto vai beneficiar 1.693 famílias, das quais 1.147 que habitam locais impróprios para moradia receberão novas casas e outras 546 permanecem onde estão e serão beneficiadas com obras de infraestrutura e titulação de seus lotes.

 Moradores que serão beneficiados pelo projeto Bairro Novo da Caximba conheceram, nesta quinta-feira (25/4), detalhes do que será a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba. O prefeito em exercício Eduardo Pimentel comandou a reunião que contou com a participação de cerca de 50 moradores da Vila 29 de Outubro, que fica na região.

 
“Este trabalho será referência para o Brasil em virtude de sua importância e grandeza. A Prefeitura conhece a dura realidade enfrentada pelas famílias e está propondo uma solução que vai transformar o panorama na região. Esta é uma reunião para esclarecimento, então é fundamental que vocês tirem todas as dúvidas”, ressaltou Pimentel.
 
O projeto vai beneficiar 1.693 famílias, das quais 1.147 que habitam locais impróprios para moradia receberão novas casas e outras 546 permanecem onde estão e serão beneficiadas com obras de infraestrutura e titulação de seus lotes.
 
As reuniões para apresentação do projeto acontecem semanalmente no Cras Caximba, até que todas as famílias envolvidas sejam informadas a respeito das etapas da intervenção.
 
Participaram do encontro o coordenador de projetos do Ippuc, Mauro Magnabosco, o administrador Regional do Tatuquara, Jadir Silva de Lima, o vereador Rogério Campos e técnicos da Cohab. O Ministério Público esteve representado pelo assessor jurídico Aislan Abdala.
 
Projeto
 
A Prefeitura vem trabalhando neste projeto desde o primeiro mês de mandato do prefeito Rafael Greca. Em 2017 foram identificadas as famílias em situação de maior vulnerabilidade e estas foram atendidas com cestas básicas e outros serviços. A Cohab fez o levantamento socioeconômico e o cadastramento dos moradores, que receberam no mesmo ano dois mutirões de saúde e cidadania.
 
Em 2018 foram realizados o levantamento topográfico e estudos para a ocupação da área. Foram desenvolvidos os projetos de macro e micro drenagem, infraestrutura urbana e feita a limpeza do local, com a retirada de mais de 650 toneladas de lixo e materiais diversos.
 
Cerca de 90 famílias que viviam nas condições mais precárias foram relocadas provisoriamente e foi criada uma área de lazer com campo de futebol e parquinho. Em março deste ano foi publicado o edital para contratação de serviços de engenharia e arquitetura que darão início à intervenção física na área. O projeto tem o custo estimado em R$ 200 milhões.
 
Além da construção das moradias, a intervenção prevê a implantação de um dique para contenção de cheias, infraestrutura viária, urbanização e um parque linear às margens do Rio Barigui.
 
 
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera