Publicado em 7/1/2019 10:59:37 AM

Equipes da prefeitura participam de capacitação sobre diversidade sexual no Caximba

Funcionários de diferentes secretarias municipais participaram de uma capacitação a respeito da diversidade sexual

Funcionários de diferentes secretarias municipais participaram de uma capacitação a respeito da diversidade sexual, no último sábado (29/6) na Unidade de Saúde Caximba. A iniciativa vai ao encontro da orientação da Agência Francesa de Desenvolvimento para minimizar desigualdades nos projetos que financia.
 

“É uma ação inédita nos projetos habitacionais e de urbanização. Sempre desenvolvemos trabalho social nas comunidades atendidas, mas com viés de diversidade sexual é a primeira vez”, destaca a diretora de Relações Comunitárias da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) Rosemeiri Morezzi.

O Bairro Novo da Caximba é uma intervenção socioambiental no extremo sul da cidade que prevê investimentos de R$ 250 milhões, para a construção de 1.147 unidades habitacionais, um dique para contenção de cheias e obras de infraestrutura e urbanização.

O objetivo da prefeitura é criar um grupo de trabalho com Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) que vivem na Vila 29 de Outubro, local da intervenção. “O projeto Bairro Novo da Caximba está sendo construído em conjunto com os moradores. Inclusão é algo levado a sério pela gestão, por isto precisamos conhecer as necessidades da comunidade LGBT”, explica Rosemeiri.

 Capacitação

A capacitação dos funcionários foi coordenada pelo assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura Allan Johan. Estiveram presentes representantes da Cohab, FAS, Administração Regional Tatuquara, Secretaria de Saúde; e Esporte, Lazer e Juventude.

“Os funcionários que vão trabalhar com população LGBT precisam conhecer conceitos sobre o tema. É necessária muita sensibilidade para lidar com o assunto. Algumas pessoas podem ser até agressivas, pois vivem em estado de alerta, já esperam ser maltratadas, é uma autodefesa”, ressalta Johan.

Allan Johan levou ao encontro a coordenadora do Transgrupo Macela Prado, Karollyne Nascimento. “O meu desejo é que no futuro as pessoas consigam olhar para as outras sem rótulos. Antes de ser trans eu sou uma pessoa, que tem necessidades e sentimentos. Todos precisamos aprender que conviver com as diferenças é algo enriquecedor”, ressalta ela.

Para o administrador regional do Tatuquara Jadir Silva, o encontro foi importante para a sequência do trabalho. “Nós estamos acostumados a trabalhar de forma intersetorial, porém não com um assunto tão específico. A conversa foi muito esclarecedora para nortear as ações futuras”, disse.

Como representante da comunidade foi convidada a moradora Ana Paula Michuel. “Fiquei muito feliz em participar, pude perceber a boa vontade da prefeitura com a população LGBT. Agora vou atuar como multiplicadora para que nos próximos encontros mais pessoas venham participar”, afirma.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera