Publicado em 9/16/2019 2:31:00 PM

Trabalho de síndicos e colaboração dos moradores transformam condomínios da Cohab

" É uma satisfação para o poder público ver que a entrega da moradia foi um ponto de partida e que estas famílias continuam melhorando de vida”, afirma o presidente da Cohab José Lupion Neto.

 Conjuntos residenciais do programa habitacional do município entregues a inscritos na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estão passando por uma transformação, graças ao bom trabalho dos síndicos e do acompanhamento feito pelo serviço social da Cohab.

“Quando os moradores se organizam eles conseguem implementar diversas melhorias nos conjuntos. É uma satisfação para o poder público ver que a entrega da moradia foi um ponto de partida e que estas famílias continuam melhorando de vida”, afirma o presidente da Cohab José Lupion Neto.

 
É o caso dos empreendimentos Imbuia IV e Aroeira VI, no Cachoeira, e do Residencial Parque Iguaçu I, no Ganchinho. Os três conjuntos têm comum a presença de síndicos atuantes, que têm conseguido melhorar a estrutura do espaço físico, embelezar os condomínios e aumentar a qualidade de vida das famílias.
 
Fernando Oliveira é síndico do Imbuia IV desde abril de 2017. No conjunto vivem 224 famílias que pertenciam à faixa 1 da fila da Cohab (renda até R$ 1,8 mil). As melhorias conquistadas deixaram o empreendimento muito diferente do que era quando foi entregue  há cinco anos.
 
Foi construído o muro em volta de todo o conjunto, instaladas 97 câmeras de segurança, além de controle eletromagnético e cobertura de vidro na entrada de todos os blocos. Os moradores ganharam parquinho infantil, quadra poliesportiva, bicicletário e novas lixeiras para separação de recicláveis.
 
“As melhorias garantem aos moradores mais segurança e tranquilidade, além de opções de lazer. Antes aconteciam muitos desentendimentos, em especial entre os mais jovens. Com as novidades, a relação entre vizinhos também melhorou”, conta Oliveira.
 
Inadimplência
Outra boa consequência das mudanças foi a diminuição da inadimplência, que chegou a ser de 60% e hoje baixou para 20%. “Quando o morador vê o dinheiro do condomínio sendo bem empregado ele faz questão de pagar”, destaca o síndico do conjunto Imbuia IV.
 
Situação semelhante ocorreu em um dos empreendimentos da vizinhança, o Aroeira VI, onde vivem 144 famílias. Síndico desde 2017, Fabiano Ribeiro Vieira também afirma que reduziu a taxa de inadimplência. “O importante para um síndico é entender de administração e estar sempre  disponível para atender os moradores. Quando eles confiam no trabalho automaticamente o número de pagantes aumenta”, ressalta.
 
O condomínio ganhou um novo paisagismo, bancos para descanso, cancha de areia,  parquinhos, varais coletivos, reforma no salão de festas e futuramente vai contar com duas churrasqueiras externas e hortas nos muros.
 
No residencial Parque Iguaçu I, no Ganchinho, a síndica é a mesma desde a entrega das unidades, em 2013. Sandra Mara Nascimento está no seu quarto mandato à frente dos 416 apartamentos que compõem o conjunto. 
 
Entre as melhorias podemos destacar o grande muro que cerca todo o conjunto, 32 câmeras de segurança, portaria 24 horas e uma diversa quantidade de árvores plantadas. Sandra também ocupa parte do seu tempo com ações sociais para os moradores, como doação de óculos de grau para crianças que precisam, roupas, calçados e móveis.
 
“Em seis anos nosso condomínio mudou muito, sempre para melhor. Aqui nos sentimos em casa. E agradecemos a toda equipe da Cohab que sempre nos ajudou e nos ajuda até hoje. Trabalhando em parceria ganham os moradores e a cidade como um todo”, conclui ela.
 
 
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera