Publicado em 11/5/2019 5:04:14 PM

Famílias reassentadas participam de castração gratuita de cães e gatos

Moradores do conjunto habitacional Moradias Maringá, no Cachoeira, foram beneficiados pela ação da Rede de Proteção Animal para a castração gratuita de cães e gatos na Regional Boa Vista, nesta terça-feira (5/11).

Moradores do conjunto habitacional Moradias Maringá, no Cachoeira, foram beneficiados pela ação da Rede de Proteção Animal para a castração gratuita de cães e gatos na Regional Boa Vista, nesta terça-feira (5/11). As famílias, transferidas de áreas de risco pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), foram mobilizadas pelo serviço social da Companhia como parte do acompanhamento pós-reassentamento.


‘Nos plantões e visitas ao conjunto, o assunto dos animais de rua era um dos mais citados pelos moradores. Para atender a demanda da comunidade aproveitamos a ação da Rede de Proteção Animal e mobilizamos as famílias reassentadas a participarem”, explica Gabriela Ono, técnica ambiental contratada pela Cohab.

O Moradias Maringá foi entregue à população em setembro de 2018. As casas e sobrados foram destinados a 156 famílias que viviam nas margens de rios e encosta de morro nas vilas Nori e Três Pinheiros. Caso do pedreiro Júlio Cesar e sua esposa Ana Camila.
 
Com pouco mais de um ano na casa nova, eles estão satisfeitos com a mudança. “Sair de área de invasão é uma benção. Aqui vivemos mais tranquilos e felizes”, diz ela. O casal tem três filhas e seis cães. “São duas fêmeas, a Pretinha e a Véinha, e quatro machos, o Tigre, o Simba, o Bituca e o Salsicha”, conta Júlio.
 
Castramóvel 
O carro de transporte da Rede de Proteção buscou os animais em casa para serem castrados e microchipados, enquanto o Castramóvel aguardava na Paróquia do Santa Cândida. “Muito importante para nós, para não aumentar demais o número de bichos em casa. Nossas duas já tiveram cria e sabemos que é complicado. Os mais bonitos é fácil doar, mas tem outros que fica difícil”, explica ele.

A dona de casa Teresa Cardoso está há duas semanas com a cadela Princesa, que foi encontrada na rua pela sua filha. De acordo com o veterinário ela tem entre seis e sete anos de idade.

Ela está muito agradecida pela ação que vai proteger os animais da comunidade. “É um trabalho maravilhoso da Prefeitura. Tem tanto animalzinho abandonado na rua, dá muita pena. Se não fosse esta ação eu não teria condições de pagar pela cirurgia’, destaca.

O estudante João Richard levou a pequena Niki para castrar. Prestes a completar um ano, a cachorrinha é sua grande companheira. “Ela é muito parceira e querida. Teve cria recente, mas infelizmente os dois morreram. Pelo bem dela, para evitar que aconteça novamente, é melhor castrar”, afirma.
 
O jovem Claudir Pereira levou seus dois cães: a Nika e o Nico. “Eu teria que gastar um dinheiro que não tenho se quisesse fazer a castração por conta própria. Fico feliz em ter esse serviço da Prefeitura, para que menos animais sofram nas ruas”, analisa.
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera