Publicado em 11/25/2019 1:57:54 PM

Cajuru e Caximba recebem ações da Cohab de combate a dengue e leptospirose

Na Vila Acrópole foram percorridas 17 casas e na vila 29 de Outubro, 30 crianças foram capacitadas.

O serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) promoveu ações de conscientização sobre os perigos da dengue e da leptospirose com moradores da Vila Acrópole, no Cajuru, e 29 de Outubro, no Caximba. Na sexta-feira (22/11) pela manhã a atividade percorreu 17 casas da Vila Acrópole e à tarde a intervenção capacitou cerca de 30 crianças do Caximba.


“São locais que enfrentam problemas de ordem sanitária. No Cajuru as famílias já foram reassentadas e o serviço social está fazendo acompanhamento para incentivar mudanças de hábitos”, explica a diretora de Relações Comunitárias da Cohab Meiri Morezzi.

“No Caximba, os moradores aguardam a execução de um grande projeto habitacional. Conscientizar as crianças é fundamental, pois elas levam as informações aos pais, atuando como multiplicadores”, completa Meiri.

A ação na Vila Acrópole foi realizada em parceria com o Distrito Sanitário do Cajuru. Foram percorridas 17 casas de moradores que foram transferidos das margens do rio Atuba para local seguro e regularizado. As equipes da prefeitura procuraram possíveis focos de criação do mosquito transmissor da doença.
 
29 de Outubro
A ação desenvolvida no Caximba foi dividida em duas partes. Aproximadamente 30 crianças entre 10 e 12 anos aprenderam de forma lúdica o que é e como combater a dengue e a leptospirose – duas zoonoses de ocorrência frequente em comunidades que vivem próximas a rios e cavas.

Por meio de um grande jogo de tabuleiro, os meninos e meninas receberam diversas informações sobre a dengue. A cada jogada do dado, os participantes percorriam o trajeto – condutas positivas em relação à prevenção eram premiadas avançando casas e aspectos negativos faziam o jogador retroceder no tabuleiro.

A segunda parte da intervenção utilizou uma elaborada maquete que representa um bairro. Ali as crianças puderam aprender maneiras de evitar a dengue e a leptospirose. Cuidados com o lixo e com a casa foram destacados.
Cauan, de 11 anos, ficou satisfeito. “Achei bem legal a atividade, o que eu mais gostei foi aprender com a maquete os perigos que tem na cidade”, disse.

Projetos
Na Vila Acrópole, a Cohab desenvolveu um projeto que beneficiou ao todo 1.292 famílias. Foram construídas 192 novas casas e implantados 4,7 km de pavimentação asfáltica; 9,2 km de redes de drenagem e 11,3 km de redes de água e esgoto, além de recuperação ambiental e construção de ciclovia nas margens do rio que haviam sido degradadas pela ocupação indevida.

No Caximba, o projeto engloba a construção de 1.147 novas moradias, um dique para a contenção de cheias, obras de urbanização, regularização fundiária e a implantação de um parque linear. 
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera