Publicado em 1/8/2021 2:50:00 PM

Prêmio nacional, Cohab Solar e medidas de combate à pandemia marcaram última gestão

A urbanização da Vila Nori recebeu, em 2019, o troféu Selo de Mérito. Concorreu com projetos do Brasil inteiro na categoria Grandes Intervenções Urbanas com Impactos Regionais.

Entre 2017 e 2020 a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) entregou novas moradias para 1.906 famílias e títulos de propriedade para outras 5.873. Além disto, recebeu um prêmio em nível nacional, o Selo de Mérito e lançou o projeto Cohab Solar – placas fotovoltaicas em moradias populares.
 
A urbanização da Vila Nori recebeu, em 2019, o troféu Selo de Mérito, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação. Concorreu com projetos do Brasil inteiro na categoria Grandes Intervenções Urbanas com Impactos Regionais.
 
Com benefícios diretos para mais de mil pessoas, o projeto transformou o cenário da antiga ocupação no Pilarzinho. O que era uma vila precária onde viviam mais de 500 pessoas em condições insalubres, transformou-se em um lindo bosque para o lazer e descanso da comunidade.
 
Em fevereiro de 2020, o prefeito inaugurou o Bosque da Colina. Construi-lo só foi possível porque dois anos antes 156 famílias que ali viviam nas margens de um córrego e encosta de morro foram transferidas para o empreendimento Moradias Maringá, projeto idealizado pela área técnica da Cohab no bairro Cachoeira.
 
O projeto contemplou ainda outras 500 pessoas que vivem no entorno, com abertura de ruas, pavimentação, drenagem, paisagismo, equipamentos de lazer e ciclovia. “Fizemos um projeto completo com benefícios para os moradores diretamente envolvidos e também com respeito ao meio ambiente, pois recuperamos um fundo de vale que estava degradado”, explica o presidente da Cohab José Lupion Neto.
Cohab Solar

Cohab Solar
Lançado em 2018, o projeto Cohab Solar foi pioneiro em Curitiba. Pela primeira vez na história da cidade, moradias do programa habitacional do município foram equipadas com placas fotovoltaicas, que captam a radiação solar e transformam em energia elétrica para uso doméstico.
 
Além de beneficiar diretamente os moradores com reduções significativas na conta de luz, a iniciativa colabora com o meio ambiente ao utilizar uma energia limpa, gratuita e renovável.
 
Iniciado no Moradias Faxinal, no Santa Cândida, com 26 unidades, o programa está com sua continuidade assegurada. Estão em fase licitatória mais 196 moradias que receberão o sistema – 23 casas do empreendimento Moradias Vila Nina, no Fazendinha; 120 no Moradias Cambará e 53 no Moradias Bela Vista da Ordem, ambos empreendimentos no Tatuquara.
 
 
Centro Cultural na CIC
Além de casas, sobrados e apartamentos a Cohab também construiu um Centro Cultural Multiuso, na Vila Nossa Senhora da Luz, CIC. O equipamento de 1200 metros quadrados conta com Cine Teatro, salas para cursos, oficinas culturais, exposições, aulas de dança, música e teatro.
 
A edificação será equipada com caixas d’água que acondicionam as águas pluviais. O reaproveitamento de águas das chuvas atende às posturas municipais de contenção de cheias e de sustentabilidade dos edifícios. O complexo também cumpre as normas de acessibilidade e mobilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE), com sanitários adaptados e rampas adequadas.
 
Combate à pandemia
Prezar pela segurança do cidadão foi o objetivo da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) quando decidiu adaptar suas formas de atendimento para auxiliar no combate ao novo coronavírus. Entre os dias 23 de março e 20 de novembro, a Companhia realizou de maneira segura 71.540 atendimentos, entre serviços presenciais agendados, contatos telefônicos e pela internet. Este número representa mais de 220 atendimentos por dia útil.
 
A Cohab suspendeu as reuniões presenciais nas quais apresenta empreendimentos habitacionais para a fila de inscritos. Os cidadãos que haviam sido convocados receberam por e-mail um vídeo com as informações sobre as moradias ofertadas e condições de financiamento.
 
Para reduzir o fluxo de pessoas na sede da Companhia e nas nove agências localizadas nas Administrações Regionais, a diretoria da Cohab decidiu suspender por 90 dias a exclusão das inscrições que deixam de ser renovadas.
 
Todavia, 9.283 cidadãos efetuaram a renovação por meio do site da Companhia, enquanto outras 4.447 pessoas utilizaram o site para efetivar novos cadastros de pretendentes a imóveis.
 
Os atendimentos presenciais na sede nas agências aconteceram somente mediante agendamento telefônico prévio.
 
Entre os dias 23/3 e 20/11 aconteceram 18.265 atendimentos presenciais nas agências e outros 3.514 na sede da Cohab. Por meio de contato telefônico ou pelo serviço de e-mail Falecom foram prestados outros 32.897 atendimentos diversos.
 
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