Publicado em 1/15/2021 3:48:05 PM

Projeto da Cohab implantou horta comunitária na Vila Bela Vista da Ordem

Sob coordenação da equipe social da Cohab, a comunidade se organizou e montou a horta em um espaço que antes era utilizado para despejo irregular de resíduos e entulhos.

A intervenção da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara, assegurou mais uma horta urbana em Curitiba. O projeto que contou com construção de casas, reassentamento de famílias, obras de pavimentação e infraestrutura, regularização fundiária, também transformou um terreno antes mal utilizado em uma horta comunitária para benefício dos moradores locais.

 
Sob coordenação da equipe social da Cohab, a comunidade se organizou e montou a horta em um espaço que antes era utilizado para despejo irregular de resíduos e entulhos. “Durante nossas intervenções, a população nos trouxe a problemática que esse espaço estava causando. Iniciamos a montagem da horta comunitária com participação ativa dos moradores. Desta forma garantimos segurança alimentar e o estreitamento dos laços comunitários”, destaca a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi.
 
A horta será inaugurada no sábado (16). A manutenção do espaço vai contar com o apoio da Administração Regional do Tatuquara e da Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB). A situação atual do terreno em nada se parece com o que se via meses atrás. O entulho deu lugar a canteiros, mudas de árvores e plantas ornamentais e resolveu o problema do descarte irregular de lixo que preocupava os moradores locais.
 
Ocupar espaços com hortas comunitárias é uma determinação do prefeito Rafael Greca. São mais de 100 hortas urbanas espalhadas pela cidade e que contam com o suporte de equipes técnicas do município. Desta forma a Prefeitura garante alimentos frescos e sem agrotóxicos para os moradores, além de uma atividade que funciona como terapia e leva bem-estar para os cidadãos.
 
Espaço de cultivo
A horta urbana conta com mudas de alface lisa, alface crespa, alface roxa, rúcula, couve, cebolinha, almeirão, beterraba entre outros vegetais.“Antes da intervenção da Cohab esse local estava bem precário, havia resíduos de materiais de construção, objetos de vidro, lixo comum, isso nos preocupava muito”, informou Fernanda Makelly Martins, 28 anos, uma das moradoras que auxiliaram na montagem da horta.
 
A Cohab auxiliou os moradores cedendo materiais como arames, estacas de concreto, pneus usados, além das mudas de árvores, plantas ornamentais e as mudas de hortaliças. As famílias, em contrapartida, ficaram responsáveis por limpar a área e montar cada uma o seu próprio canteiro. 
 
A moradora Terezinha de Jesus Silva, 69 anos está animada com a intervenção e seus possíveis resultados. “Penso que vai ser ótimo para mim e para minha família. Além da saúde que vai melhorar, plantar e colher os vegetais que vão comer vai ser um incentivo para meus netos gostarem de alimentos saudáveis”, afirma Terezinha.
 
Depois de receber a horta comunitária, a Vila Bela Vista da Ordem receberá ainda a plantação de 45 mudas de árvores até o final do mês.
 
Projeto integrado
Surgida em 2004, a vila tem 109 mil metros quadrados de área. A primeira intervenção municipal na vila foi a transferência de 232 famílias que habitavam área irregular, nas margens de rios. Elas foram transferidas para os empreendimentos Moradias Cerâmica e Boa Esperança, ambos no próprio Tatuquara.
 
Outros 319 lotes localizados em área sem restrições habitacionais foram atendidos, em 2019, com obras de infraestrutura e regularização fundiária. A aprovação do loteamento possibilita a aquisição de escrituras individualizadas de propriedade aos moradores.
 
No interior da vila a Cohab pavimentou 2,7 quilômetros de vias. São trechos de importantes ruas da região, como a Francisco Raphael Dilascio. Também foram implantados 3,5 quilômetros de redes de drenagem, e 4,2 quilômetros de redes de água e esgoto.
 
Foram construídas 64 novas moradias entre 2018 e 2020, para famílias uqe viviam de maneira precária. O local que foi desocupado passou por recuperação ambiental com plantio de grama, implantação de ciclovia e cancha esportiva.
 
“É um projeto completo, no qual construímos novas moradias para reassentar famílias que viviam em condições insalubres, implantamos obras de infraestrutura com a pavimentação e abertura de ruas, redes de água e esgoto, recuperação ambiental e aprovamos o loteamento disponibilizando acesso às escrituras de propriedade aos moradores das áreas sem restrições”, explica o presidente da Cohab José Lupion Neto.
 
Ao todo foram investidos R$ 8,3 milhões, recursos do governo federal, prefeitura e Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).
« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-041-3233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera