Publicado em 5/29/2013 9:33:49 AM

Prefeitura incentiva produção de hortas caseiras em moradias da Cohab

Parceria da Companhia de Habitação com a Secretaria do Abastecimento garante às famílias os benefícios de plantar no próprio quintal

Moradores de dois conjuntos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) poderão melhorar a alimentação e reduzir despesas graças a uma parceria entre a Cohab e a Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB). O projeto Nosso Quintal já capacitou 60 famílias a implantarem hortas em seus terrenos nos empreendimentos Moradias Serra do Mar, no Cajuru, e Boa Esperança III, no Tatuquara.

A ideia é incentivar e dar suporte ao cultivo de hortas em pequenos espaços como quintais de residências, terrenos em escolas, creches e outras entidades do município. Na última semana, técnicos da SMAB estiveram no Moradias Boa Esperança III para ministrar uma aula prática sobre a execução das hortas.

O conjunto foi construído para reassentar famílias que viviam em situação de risco nas vilas Bela Vista da Ordem e Beira Rio, ambas também no Tatuquara. Além de receberem as novas moradias, as famílias reassentadas participam de outras atividades que melhoram a qualidade de vida.

“Nos projetos de reassentamento, as famílias não recebem apenas casas, elas também participam de ações integradas com outras secretarias. A prefeitura trabalha de modo intersetorial para oferecer a esta população cursos de geração de renda, oficinas, além de acesso a outros serviços. Neste caso, SMAB e Cohab estão atuando juntas para levar os benefícios de uma horta caseira aos participantes”, explica o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

A ação no Boa Esperança III foi realizada na residência da moradora Rosalina de Jesus e participaram 30 pessoas. Juntamente com as explicações, tudo era demonstrado na horta piloto, montada no quintal da casa. “Foi ótimo, aprendi bastante. Eu já tinha uma horta em casa, mas agora sei o jeito certo de plantar e cuidar das mudas”, disse Rosalina.

Além da orientação técnica, o projeto também prevê a disponibilização de insumos para o preparo da terra.  Aos interessados são fornecidas mudas, sementes, calcário e adubo orgânico, para que cada participante da atividade possa repetir os passos em suas respectivas casas.

Cajuru
No conjunto Moradias Serra do Mar, no Cajuru, a implantação das hortas está em estágio mais adiantado. As ações piloto foram realizadas no final de abril e hoje já se podem ver as mudas crescidas. Dois modelos de horta foram implantados no local, um para os sobrados, que possuem terreno menor e outro para as casas térreas, onde há mais espaço.

A dona de casa Vilda Maria da Silva, 52 anos, está morando no Serra do Mar há dois meses. No quintal do sobrado dela técnicos da Secretaria do Abastecimento montaram uma das hortas piloto. “Tenho alface, almeirão, cebolinha, rúcula, salsinha, couve, hortelã, manjericão”, conta ela.

Agora, todos os dias ela cuida com carinho da sua horta. “Na casa antiga o terreno alagava tanto que dava para nadar na água. Horta então, nem pensar. Aqui no sobrado está muito melhor a vida. Todo dia eu afofo a terra, rego as mudas e ocupo meu tempo”, destaca.

A horta piloto para casas térreas foi montada no quintal do casal de aposentados Floriano, 71 anos e Rozária Paulino, 75. “Ficou uma maravilha, foi um trabalho de primeira. Somos muito agradecidos ao pessoal da prefeitura que nos ajudou com tudo. Temos, chuchu, tomate, alface, nabo, rúcula, cebolinha, couve. Estou ansioso em levar tudo isso para a mesa”, diz ele.

A responsabilidade de cuidar da horta é dividida entre os dois. “Cada dia é um que rega e mexe na terra. Eu sou mais cuidadosa, uso o regador, ele já prefere com a mangueira”, brinca Rozária.

Marina dos Anjos, 58 anos e seu esposo Aristeu Gabriel, 72, estão morando no Serra do Mar desde o final de 2012. “A casa em que a gente vivia era colada na linha do trem, então era complicado. Aqui é bem mais sossegado, estamos felizes”, diz ela, que participou da atividade piloto e pegou insumos para sua própria horta.

O casal enumera os benefícios de ter a horta em casa. “Eu gosto muito de lidar com a terra, porque vim da roça e faz parte da minha cultura. Faz lembrar das nossas origens”, diz ela. “É ótimo porque com os alimentos plantados em casa nós economizamos no mercado e o melhor é ter tudo fresquinho, colhido na hora”, completa ele.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera