Programas

     

    Programas e Ações

    A Cohab é executora do programa habitacional de Curitiba, que faz parte do plano de governo da atual gestão municipal e prevê atuação em diferentes frentes, para atender aos diversos segmentos de público da Companhia. Veja quais são as principais ações do habitacional de Curitiba:

     Atendimento à fila

    Construção de unidades habitacionais para atender famílias inscritas no cadastro de pretendentes a imóveis da Cohab. A convocação dos inscritos ocorre por meio de sorteio (para candidatos com renda mensal de até R$ 1.600) ou conforme ordem de inscrição no cadastro, com prioridade para os mais antigos (para famílias com rendimento acima deste patamar). Para atender esta demanda são produzidas unidades em parceria com a Caixa Econômica Federal, que viabiliza os recursos para as obras.

    Hoje, a principal linha que financia a produção habitacional é o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Ele está sendo implantado em Curitiba com apoio da Prefeitura. A Cohab atua na viabilização de áreas para novos empreendimentos e na organização da demanda, cadastrando as famílias interessadas na aquisição de unidades.  A Prefeitura oferece incentivos fiscais e construtivos para empreendimentos na faixa de interesse social e agiliza a aprovação de loteamentos. 

    Urbanização e reassentamento

    Atuação em áreas irregulares, que têm infraestrutura precária e/ou famílias vivendo em situação de risco ou insalubridade. Prevê intervenção de forma diferenciada:

    Urbanização das áreas onde é possível a permanência das famílias, com a execução ou complementação de infra-estrutura (redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e drenagem), adequação da planta de loteamento aos parâmetros urbanísticos do município, organização do sistema viário e pavimentação de ruas, entre outros serviços. O objetivo é melhorar a condição da área, promover a sua integração com o entorno e eliminar pontos de adensamento excessivo;

    Implantação de loteamentos e construção de casas e sobrados para reassentamento de famílias que vivem em situação de risco ou insalubridade. A ênfase é o atendimento de famílias que moram nas margens dos rios, combinando a atuação com projetos de educação ambiental e recuperação da faixa de preservação permanente que margeia os rios.  Os recursos para as obras são da Prefeitura, governo federal (Ministério das Cidades, Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH e Resolução 518), e financiamentos contratados pela Prefeitura, como o Pró-Moradia/FGTS, Fonplata (sigla em espanhol que designa um fundo financeiro que atua nos países da bacia do rio da Prata, na América do Sul), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).  

    Titulação de famílias

    Constitui a etapa final do processo de regularização fundiária e prevê a entrega de títulos de propriedade (escrituras) para famílias que moram em áreas de ocupação consolidadas e com infraestrutura já implantada.

     

     

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera