A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) beneficiou 1.905 famílias com atendimento habitacional e obras de infraestrutura em 2022. Deste total, 170 famílias receberam as chaves da casa própria, 110 assinaram contratos de aquisição de imóveis, 120 receberam benefício de auxílio-moradia e 1.505 foram contempladas com obras de urbanização que melhoraram a habitabilidade das comunidades.
A família da copeira Maria das Graças dos Santos, 55 anos, foi atendida com uma nova casa no Moradias Castanheira, conjunto de 88 unidades na CIC. A conquista, alcançada em outubro de 2022, vai deixar no passado o histórico de dificuldades que enfrentava na Vila Ulysses Guimarães, no Pinheirinho.
“Por mais de dez anos convivemos com enchentes e alagamentos, perdemos muita coisa por causa disso. Aqui é diferente, a casa é boa, segura. Aos poucos vamos melhorando para deixar com a nossa cara”, destaca Maria.
- Inscritos na Cohab recebem as chaves de seus novos apartamentos na CIC
- Na casa nova, Sônia vai realizar o sonho de receber os familiares para a ceia de Natal
- Solicitação de regularização fundiária pela Reurb está disponível para a população
Além do Moradias Castanheira, em 2022 foram entregues habitações nos conjuntos Vila Nina, no Fazendinha; no Moradias Arroio, na CIC; Moradias Creta e Santa Rita, ambos no Tatuquara; e Moradias Alamanda, no Cajuru. Todos empreendimentos destinados a moradores de áreas de risco.
Para a fila de inscritos a Cohab entregou 76 apartamentos no Residencial Chácara das Parreiras, no Umbará; 15 no Residencial Chancelor, no Campo do Santana; 21 no Residencial Vivah, na CIC, e um no conjunto Carducci, no Pinheirinho.
“Devido à escassez de investimentos federais em habitação popular, trabalhamos com recursos próprios do município e parcerias com a iniciativa privada, visando proporcionar imóveis de boa qualidade para os inscritos e famílias que viviam situação de risco”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
“Apesar do cenário desfavorável, conseguimos em nossa gestão entregar as chaves de 2,1 mil casas e mais de 6,2 mil títulos de propriedade. Além das obras de urbanização que asseguram melhores condições de habitação para outras milhares de famílias curitibanas”, completa Lupion.
Novas parcerias foram firmadas e para 2023 a Cohab vai contar com 450 unidades habitacionais disponíveis para os inscritos, comercializadas por valores abaixo do preço de mercado e com condições especiais como a inclusão das taxas documentais junto ao valor a ser financiado.
Primeiro imóvel
Além das 170 unidades entregues, outras 110 famílias asseguraram o sonho da casa própria em 2022, ao assinarem contratos de aquisição de imóveis. Com a compra garantida, eles agora aguardam a finalização das obras, como o casal André e Suelen Burda.
O aluguel mensal que pagam para morar em um imóvel no Boqueirão está com os dias contados. Em outubro, eles assinaram o contrato de aquisição do primeiro imóvel do casal: um apartamento no Residencial Colinas do Norte, conjunto de 184 unidades em construção no Santa Cândida.
“A convocação foi uma surpresa e nós gostamos do imóvel e as condições de compra foram exatamente as que precisávamos”, diz André, que tem 39 anos e é contador.
Obras de infraestrutura
A Cohab promoveu em 2022 importantes obras de infraestrutura, que são fundamentais no processo de regularização de áreas e na melhoria da qualidade de vida da população. As intervenções incluíram redes de esgoto, drenagem, pavimentação, sinalização viária, implantação de ciclovias, canchas esportivas e áreas de lazer.
A maior delas acontece no chamado bolsão Tatuquara, formado pelas vilas Monteiro Lobato e Jardim Ludovica, onde são beneficiadas ao todo 746 famílias.
No mesmo bairro, a Vila Beira Rio está recebendo plantio de 1,6 mil metros quadrados de grama, 295 mudas de árvores, implantação de pista de caminhada e cancha de minifutebol. Estão sendo beneficiadas 361 famílias.
A aposentada Genoveva Markesvis, 80 anos, mora há 20 na vila com a filha Maria Aparecida. A expectativa para a conclusão da obra é a melhor possível. “Era um local que não tinha nenhum uso, quando terminar vai ficar muito bom para a comunidade se encontrar para conversar, para a criançada brincar”, afirma Genoveva.
Com benefícios para outras 355 famílias, as obras de infraestrutura na Vila Leão, no Novo Mundo, e Arroio, na CIC, estão transformando o panorama das comunidades.
Na Vila Nina e Jardim Estevan, no Novo Mundo, as obras de recuperação ambiental e urbanização atingiram 43 famílias, como o jardineiro José Souza Silva, 62 anos – dos quais 30 vividos no Jardim Estevan.
“Ficou nota 10 a obra, parabéns para a Prefeitura e para a Cohab. Gosto muito de viver aqui, tem tudo o que a gente precisa por perto e com essa obra vai valorizar mais ainda nossa vila”, diz José.