Iniciativa da Cohab, em parceria com a SMSAN, incentiva a alimentação saudável

Uma ação conjunta entre a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) levou moradores e moradoras da Vila 29 de Outubro, na Caximba, a participarem de um curso que ensinou como cultivar e preparar temperos naturais em espaços pequenos. O objetivo foi promover uma alimentação mais saudável e consciente, substituindo os temperos industrializados por opções naturais e caseiras.

Realizada na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco, no Campo de Santana, a iniciativa faz parte do Plano de Ação para Reassentamento (PAR), composto por ações intersetoriais sob coordenação da Cohab. O PAR foi aprovado junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que é a agente financiadora do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba.

“Além das moradias, este projeto sonhado pelo prefeito Rafael Greca traz uma série de componentes que beneficiam os moradores, ações de educação ambiental, geração de renda, entre outras que visam melhorar a qualidade de vida tanto das famílias que receberão as casas novas como das que terão seus lotes regularizados”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Ingredientes naturais
No curso, ministrado por nutricionistas da SMSAN, os participantes aprenderam a preparar temperos a partir de ervas naturais facilmente cultivadas. Foram ensinados o processo de secagem, trituração e embalagem de ervas como alecrim, salsinha e cebolinha. No final de setembro, a comunidade havia participado de uma oficina sobre mini-hortas e compostagem.

A proposta visa não apenas fornecer conhecimentos práticos, mas também incentivar a comunidade a adotar uma abordagem mais sustentável à sua alimentação diária. Em um mundo onde os alimentos processados e industrializados dominam as mesas, com muitos aditivos, conservantes e excesso de sódio, essa iniciativa fortalece a simplicidade e os benefícios dos ingredientes naturais.

 

Bairro Novo da Caximba
Com as obras em andamento, o projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba (PGRC) vai beneficiar ao todo 1.693 famílias, com a construção de 1.147 casas novas para moradores que hoje ocupam a Área de Preservação Ambiental (APP) do Rio Barigui. Outras 546 terão seus domicílios regularizados.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico administrativa de Gerenciamento (Utag) na área ambiental e de obras, enquanto a Cohab Curitiba é a responsável pelo trabalho social com as famílias e pela regularização fundiária, por meio da Reurb.

O PGRC também contempla serviços de pavimentação das novas vias que serão criadas no loteamento, redes de energia, água, saneamento, paisagismo e iluminação pública em LED. As casas vão contar com painéis fotovoltaicos e será implantado um parque linear e um dique de contenção, no que é a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba.