Novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento conhece o Bairro Novo da Caximba. Curitiba, 21/11/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento conhece o Bairro Novo da Caximba

O novo diretor para o Brasil e Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Dominique Hautbergue, participou nessa semana da missão de reconhecimento do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba. Com financiamento de €$ 38,1 milhões da AFD, mais contrapartidas do município, o projeto vai urbanizar a Vila 29 de Outubro, no extremo Sul da cidade, com impacto em mais de 2 mil famílias, considerando moradores das áreas do entorno.

O prefeito Rafael Greca recebeu, na quarta-feira (22/11), a visita de Hautbergue. O prefeito comentou que este é um dos principais programas da administração. “Este é um projeto redentor. Foi durante uma visita a esta região em que decidi disputar a Prefeitura para ajudar a mudar a triste realidade que vi lá”, explicou o prefeito.

 

Hautbergue também esteve no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde pode conhecer as equipes diretamente envolvidas na execução do que hoje é o maior projeto socioambiental em execução no país, com 1.147 famílias reassentadas, e outros 546 imóveis em regularização fundiária. O território da Vila 29 de Outubro já está sendo reurbanizado, com a construção de 752 unidades, das fases 1 e 2, e início de outras 233, entre residências e unidades mistas, nas fases 3 e 4 da obra. O projeto prevê ainda um parque linear, dique de contenção, novos e ampliados equipamentos públicos, além de completa infraestrutura de pavimentação, iluminação e redes de luz, água e esgoto.

“É muito importante conhecer os detalhes dessa execução tão complexa e inovadora, relevante para a comunidade beneficiada e, também, para a AFD, que pode replicar em outros pontos do mundo os aprendizados e avanços conquistados em Curitiba”, disse.

Curitiba tem lugar especial no coração de Hautbergue por diferentes motivos. O executivo já morou e trabalhou na capital do Paraná na década de 1990, época que conheceu a esposa. Formado em engenharia civil e gestão de projetos internacionais, iniciou sua carreira na AFD como gerente de projetos de infraestrutura no Norte da África, na região do Magrebe. Em seguida, trabalhou na Nova Caledónia como diretor adjunto, e, posteriormente, liderou a prática de desenvolvimento urbano na Universidade da AFD em Marselha. Em 2017, foi nomeado para desenvolver a atividade da AFD nos Balcãs Ocidentais e, em setembro de 2019, assumiu a diretoria da agência da AFD nos Balcãs Ocidentais, com sede em Belgrado.

Durante a visita, Hautbergue percorreu os canteiros de obras do Bairro Novo do Caximba, em que pode entrar nas unidades da primeira fase da obra que estão sendo preparadas para o showroom, além das execuções da reforma da Escola Municipal Joana Raksa e de parte da drenagem que já passa pela Rua do Comércio da Vila 29 de Outubro. Equipes do Ippuc, Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Administração Regional do Tatuquara, Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), das empreiteiras executoras e da supervisora de obras TPF/Pentágono acompanharam Hautbergue e o gerente sênior de projetos da AFD, Rogério Barbosa.

“Ver de perto o que estamos realizando juntos fortalece a nossa estratégia de mostrar o valor desse tipo de projeto para outros países e continuar dando apoio a Curitiba e ao Paraná”, disse.