Prefeitura de Curitiba vacina cães e gatos na Vila 29 de Outubro, na Caximba. Curitiba,23/02/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Prefeitura de Curitiba começa vacinação gratuita de cães e gatos na Vila 29 de Outubro, na Caximba

Em duas semanas de trabalho, desde o dia 12 de fevereiro, 150 animais (entre cães e gatos) de moradores da Vila 29 de Outubro, na Caximba, foram atendidos por veterinários contratados pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. O trabalho está sendo feito pela Associação Projeto Ajudei, ONG que venceu o edital para cuidar dos cães e gatos das famílias em vulnerabilidade da região que serão reassentadas dentro do projeto do Bairro Novo da Caximba.

Nesta primeira etapa, os cães e gatos passam por avaliações clínicas e recebem vacinas múltiplas, antirrábica, vermífugos, antipulgas e microchips. No mês de março serão feitos mutirões de castração: a unidade móvel de atendimento irá até a Vila 29 de Outubro para fazer as cirurgias gratuitas.

Segundo o levantamento feito pelas equipes socioambientais do Escritório Local do Caximba (ELO), que faz parte do Programa Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, existem 1.614 animais na Vila 29 de Outubro, sendo 1.152 cães e 462 gatos.

“Esse é um serviço inédito aqui na Vila 29 de Outubro, uma grande ação de controle de zoonoses e também de natalidade, para evitar o abandono dos animais nas ruas. Já identificamos as pessoas que vão participar. A ação vai atender as 1.600 famílias que serão realocadas pela Cohab”, afirmou Aurélio Aguiar, coordenador-geral da Associação Projeto Ajudei.

A Rede de Proteção Animal está aplicando o conceito de saúde única na ação, que envolve a saúde humana, dos animais e do meio ambiente onde todos vivem. “Um animal saudável é a alegria de uma família, que pode ficar totalmente segura, pois esse animal não será um vetor de doenças”, explicou Aguiar.

Animais vacinados

Na casa de Moacir José Borges vivem seis cachorros e quatro gatos. Os animais foram vacinados gratuitamente na última sexta-feira (23/2).

“Esse é um ótimo serviço, eu não tenho condição de vacinar todos eles, então foi bem importante para a saúde dos animais”, disse Borges. Ele veio de Tomazina, Norte Pioneiro do Paraná, para morar na Vila 29 de Outubro e trouxe todos os animais em um caminhão canil que alugou.

O vizinho dele, o venezuelano Javier Rosas, também gostou de vacinar o cachorro de estimação Mantcho. “Essas vacinas vão manter o cachorro saudável, sem doenças. É muito importante esse serviço aqui para nós”, contou Rosas, que mora no final da Rua do Comércio da Vila 29 de Outubro.

Vagner Aguiar e Henrique Nadolny Neto, da equipe de trabalho socioambiental do Bairro Novo da Caximba, e a protetora independente de animais Luciane Máximo também acompanharam as vacinações.

Os três ajudaram na identificação das casas com animais que precisam ser vacinados. Nesse primeiro momento serão atendidos os animais de moradores que serão reassentados pela Cohab na primeira etapa do Bairro Novo da Caximba.

Área de preservação

Estão em andamento na Vila 29 de Outubro as obras das etapas 1, 2, 3 e 4 do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, que prevê reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação. No total, 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro serão contempladas com o projeto.

Na fase 1 e 2, são 740 unidades habitacionais e 12 comércios, que juntos beneficiarão 752 famílias. Nas etapas 3 e 4, são 223 famílias contempladas, sendo 216 com moradias e sete com unidades comerciais. Nesta etapa, também acontece a regularização fundiária da área já urbanizada da Vila 29 de Outubro, que não será reassentada.