Cohab Curitiba cadastra moradores para futura intervenção no Parolin

Equipes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estiveram na Vila Parolin, nesta quarta-feira (22/5), para cadastrar moradores com vistas à participação em um projeto de urbanização que será desenvolvido no local. A intervenção prevê a construção de 40 unidades habitacionais, pavimentação de vias, recuperação ambiental e regularização fundiária.

Na ocasião foram cadastradas 38 pessoas e outros 33 cadastramentos estão agendados para esta quinta-feira (23/5). O vice-prefeito Eduardo Pimentel esteve presente e destacou a importância da casa própria na vida de uma família.

“Trago um abraço do prefeito Rafael Greca para vocês neste momento importante. O primeiro passo para a dignidade de uma família é a casa própria. É uma alegria proporcionar esse projeto para a comunidade. E o começo de tudo é este cadastramento”, disse Pimentel.

 

Mapeamento

Técnicos da Cohab estão percorrendo o Parolin em etapas, realizando primeiramente o mapeamento dos domicílios. De casa em casa, as equipes anotam o nome do titular e o número de pessoas que residem na unidade. Em seguida é agendado o cadastramento, onde são apresentados documentos e colhidas informações mais detalhadas das famílias.

A vila foi dividida em trechos, pois cada parte do Parolin tem características diversas que requerem intervenções diferentes. Há trechos que necessitam de reassentamento, outros de obras de infraestrutura e outros de regularização. Na primeira etapa foram percorridas 131 moradias e na segunda, 71.

Investimento

Para a execução da intervenção, a Cohab está buscando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal e também utilizará investimentos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

“Já fui presidente do conselho gestor do Fundo Municipal de Habitação e nos últimos anos nossa gestão conseguiu ampliar as receitas do Fundo para a construção de moradias, que transformam a vida das pessoas”, ressaltou Eduardo Pimentel.

Também estiveram presentes no cadastramento a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski, a diretora de relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, e o líder comunitário Edson do Parolin.

Em seguida, Pimentel visitou a Escola Municipal Prof.ª Nansyr Cecato Cavichiolo, também no Parolin, onde conversou com a diretora Márcia Quadri para ouvir as demandas da comunidade escolar.