A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) sediou, nesta segunda-feira (9/6), uma reunião estratégica para alinhar ações e aprimorar os fluxos dos processos de Reurb (Regularização Fundiária Urbana) em andamento na cidade. O encontro dá continuidade às tratativas iniciadas durante a Caravana Nacional da Reurb, promovida em maio, pelo Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR).
Participaram da reunião o presidente da Cohab, André Baú, o presidente do RIB-PR, Luis Flávio Fidelis, além de representantes da Comissão de Regularização de Loteamentos (CRL) da Prefeitura de Curitiba, da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do 8º Cartório de Registro de Imóveis.
O objetivo foi promover o ajuste de parâmetros técnicos e operacionais entre os órgãos envolvidos, visando maior agilidade nos processos de regularização fundiária. Atualmente, Curitiba possui processos instaurados para a titulação de aproximadamente 3 mil famílias em diferentes regiões da cidade. A Cohab inicia as operações, que em seguida são submetidas para análise, aprovação e instauração pela Comissão de Regularização de Loteamentos (CRL), vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU).
Além da Cohab e da SMU, integram a CRL outras secretarias e órgãos municipais com papel essencial na tramitação e aprovação dos projetos de regularização: Secretaria do Governo Municipal (SGM), Procuradoria Geral do Município (PGM), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e as Secretarias Municipais do Meio Ambiente (SMMA), de Obras Públicas (SMOP) e de Administração e Tecnologia da Informação (SMATI).