Sobre a Cohab

Vila Nossa Senhora da Luz: Primeiro conjunto entregue pela Cohab Curitiba em 1966.

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) é uma sociedade de economia mista criada em maio de 1965, que tem como acionista majoritária a Prefeitura de Curitiba. A Companhia é responsável pela execução da política habitacional do município de Curitiba.

Em seus 57 anos de história, beneficiou mais de 165 mil famílias com a produção de lotes, casas, sobrados e apartamentos, além da titulação de áreas antes irregulares.

Até final dos anos 80, a Cohab funcionava exclusivamente como agente financeiro e promotor do Sistema Financeiro da Habitação/SFH, mas com o passar do tempo foi assumindo novas funções, como a gestão do Fundo Municipal da Habitação/FMH, surgido em 1990 e transformado em 2007 no Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

Voltada com prioridade para o atendimento das camadas mais carentes da população, a Cohab dedica atenção especial aos projetos de urbanização de vilas, reassentamento de famílias em situação de risco ou insalubridade e regularização fundiária de áreas irregulares.

Além da atuação nas ocupações, o programa habitacional de Curitiba também prevê a construção de unidades para atender à demanda cadastrada na Cohab. São famílias que aguardam atendimento habitacional e são convocadas para aquisição de imóveis de acordo com a ordem de inscrição.

As ações da Cohab Curitiba contam com o apoio de outros órgãos da estrutura do município, vinculando a moradia ao planejamento da cidade e às políticas de desenvolvimento urbano e social. Para isso, é importante a atuação integrada com o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e o reforço de órgãos como a Fundação de Ação Social (FAS) e secretarias municipais como as de Saúde e Educação. Esta integração garante mais efetividade às intervenções e maior sustentabilidade aos projetos.

Expansão
A Companhia teve papel importante na expansão de grandes bairros da capital, como CIC, Sítio Cercado e Tatuquara. Somados, estes três bairros ultrapassam os 350 mil moradores e foi neles que a Cohab construiu mais de 74 mil moradias em seus 57 anos de atuação – 36 mil na CIC, 25 mil no Sítio Cercado e 13 mil no Tatuquara.

O primeiro conjunto habitacional construído pelo poder público em Curitiba foi o Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. Com 2,1 mil casas, o empreendimento foi entregue para a população em 1966. Na década de 70 e 80 a Cohab construiu diversos conjuntos para atender os operários das novas indústrias instaladas na Cidade Industrial, como o Marechal Rondon, Oswaldo Cruz, Barigui, Camponesa, Parati.

Em 1993, foi implantado um projeto ambicioso, que contribuiu para o crescimento ordenado do Sítio Cercado. O projeto Bairro Novo proporcionou mais de dez mil lotes para famílias curitibanas, em uma área que antes era um grande vazio demográfico.

O Tatuquara também teve crescimento impulsionado pela Cohab no início dos anos 90. Do total de 13 mil moradias entregues pela Cohab no bairro, 40% foram construídas entre 1993 e 1996, como o Moradias da Ordem, Santa Rita, Santa Cecília e Moradias Paraná.

Além da produção de moradias, outra atribuição importante da Cohab é a regularização fundiária. Urbanizar áreas precárias, aprovar os loteamentos junto ao município e titular os moradores fazem parte deste trabalho. Mais de 26 mil famílias foram beneficiadas com a regularização fundiária desde a fundação da Cohab.

Moradias Maringá, no bairro Cachoeira, entregue em 2019.