Inscrição na Fila de Pretendentes

INSCRIÇÃO ONLINE

 
Todo morador de Curitiba, maior de 18 anos, interessado na aquisição do imóvel próprio, conta com um serviço inteiramente online para realizar sua pré-inscrição na fila da Cohab

 Para inscrição online 

A inscrição online é um cadastro prévio, no qual o interessado em se inscrever na fila da Cohab encaminha seus dados e documentos para análise. A inscrição somente é efetivada se forem cumpridos os requisitos exigidos pela Companhia.

Todo o processo é feito por meio virtual. Assim, antes de iniciar o procedimento é preciso possuir uma conta de e-mail válida e um equipamento (celular, câmera fotográfica, tablet) que gere arquivos individuais em formato JPG, PNG, BMP, TIFF ou PDF com a imagem legível dos documentos necessários.

Quem escolhe esta opção não precisa se deslocar até uma agência da Cohab, pois todo o processo é tratado pela internet.

Mais informações:
E-mailfalecom@cohab.curitiba.pr.gov.br

INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Para quem preferir, permanece disponível a opção de inscrição em uma das agências da Cohab. Para isso, o interessado deverá agendar atendimento por meio do Alô Cohab, nos telefones 0800 0413233 ou 3221-8133, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. No dia e horário agendados,  deverá comparecer na agência de atendimento indicada pelo Alô Cohab com os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade, se casado (a) ou com união estável, do casal;
  • CPF, se casado (a) ou com união estável, do casal;
  • Comprovante de rendimentos do último mês, se casado (a) ou com união estável, do casal;
  • Comprovante de residência com CEP atualizado em nome do pretendente à inscrição;
  • Certidão de Nascimento ou carteira de identidade dos filhos e enteados menores de 18 anos;
  • Carteira de Identidade e CPF de pessoa com deficiência maior de 18 anos (filho (a) ou dependente)
  • Contrato de locação ou último recibo de pagamento de aluguel, quando residir em imóvel alugado.

Atenção:

  • Quem é casado, mesmo em união informal, deve levar os documentos do cônjuge ou companheiro;
  • Quem não tem vínculo empregatício e carteira assinada apenas declara o rendimento e se inscreve como autônomo.

Não é necessário cópia dos documentos. Basta apresentar os originais, que são devolvidos ao final do cadastramento.

O estado civil legal deve estar regularizado para assinar contrato de aquisição de um imóvel. Assim, se o inscrito está com pendência neste aspecto, convém acertar sua situação o mais berve possível, pois na ocasião em que for convocado para adquirir uma unidade não haverá tempo hábil para regularizar a situação.

Restrições

Para ter acesso ao programa habitacional do município, o candidato não poderá:

  • ser ex-mutuário da Cohab
  • ser proprietário de imóvel no município de Curitiba ou relacionado no Cadastro Nacional de Mutuários – CADMUT.
  • ter restrições cadastrais (SCPC, Seproc).

Além disso, o candidato deverá ter renda compatível com o valor do imóvel ofertado.

Importante:

    • É obrigatória a atualização da inscrição pelo menos uma vez a cada 12 (doze meses) ou antes deste prazo se houver mudança de dados;

 

    • O(A) candidato(a) é responsável pela atualização da inscrição, portanto deve manter todos os dados de acordo com a sua realidade para que não seja prejudicado(a) nas classificações para ofertas de imóveis;


   • Inscrições não atualizadas há mais de 12 (doze) meses são automaticamente excluídas pelo sistema;

 

   • Esta inscrição é pessoal e intransferível. Não pode ser cedida ou vendida para outra pessoa, sob pena de exclusão

 

 


PROGRAMA HABITACIONAL VIGENTE

 

Com a inscrição você se candidata aos programas de moradia popular da Prefeitura de Curitiba, desenvolvidos pela Cohab Curitiba.

 

Requisitos básicos para atendimento:

 

   • Não possuir imóvel em seu nome ou de seu cônjuge;

 

   • Não ser nem ter sido mutuário da Cohab Curitiba, nem faz ou fez parte de contrato de financiamento no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, podendo restringir o acesso ou perda do subsidio ofertado pelo programa habitacional e social do governo federal.

 

   • Não ter nome restrito perante órgãos de proteção ao crédito.

 

Formas de atendimento:


O atendimento aos inscritos na Cohab está sendo realizado por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, do governo federal, que tem como objetivo promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 8.000,00 (oito mil reais), sendo que a concessão do crédito habitacional obedecerá os critérios e a aprovação do agente financeiro.


O PMCMV, com recursos do FGTS, oferece descontos e taxas de juros de acordo com a renda da sua família e localização do imóvel.


Critério para Chamamento

A classificação junto à FILA acontece de acordo com a renda cadastrada:


   •  Até R$1.600,00: as convocações são realizadas por sorteio, independente da data da inscrição, conforme disponibilidade de recursos para contratação de empreendimentos para fins específicos.


   •  R$1.600,01 a R$8.000,00: as convocações são realizadas de acordo com a ordem cronológica das inscrições. A aprovação do crédito para financiamento é efetivada pelo agente financeiro CAIXA, portanto é necessário o cumprimento das regras estabelecidas pelo mesmo.

Para acompanhar as chamadas em andamento acesse o link ou contate o Alô Cohab – 41 32218133 ou 0800 0413233, disponível das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.

 

ATUALIZAÇÃO:

A inscrição tem validade de um ano. Caso ela não seja atualizada depois de 12 meses, será automaticamente cancelada. A data de renovação é informada no cabeçalho do comprovante de inscrição e deve ser observada para que o cadastro continue ativo.

Caso haja alteração de dados antes da data de renovação (por exemplo, no estado civil, composição familiar e renda) deve ser feita a atualização dos dados o mais breve possível.

Para atualizar a inscrição