Inscrição na Fila de Pretendentes

INSCRIÇÃO ONLINE
Para inscrição online
A inscrição online é um cadastro prévio, no qual o interessado em se inscrever na fila da Cohab encaminha seus dados e documentos para análise. A inscrição somente é efetivada se forem cumpridos os requisitos exigidos pela Companhia.
Quem escolhe esta opção não precisa se deslocar até uma agência da Cohab, pois todo o processo é tratado pela internet.

INSCRIÇÃO PRESENCIAL
Para quem preferir, permanece disponível a opção de inscrição em uma das agências da Cohab. Para isso, o interessado deverá agendar atendimento por meio do Agenda Online. No dia e horário agendados, deverá comparecer na agência de atendimento indicada com os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade, se casado (a) ou com união estável, do casal;
- CPF, se casado (a) ou com união estável, do casal;
- Comprovante de rendimentos do último mês, se casado (a) ou com união estável, do casal;
- Comprovante de residência com CEP atualizado em nome do pretendente à inscrição;
- Certidão de Nascimento ou carteira de identidade dos filhos e enteados menores de 18 anos;
- Carteira de Identidade e CPF de pessoa com deficiência maior de 18 anos (filho (a) ou dependente)
- Contrato de locação ou último recibo de pagamento de aluguel, quando residir em imóvel alugado.
Atenção:
- Quem é casado, mesmo em união informal, deve levar os documentos do cônjuge ou companheiro;
- Quem não tem vínculo empregatício e carteira assinada apenas declara o rendimento e se inscreve como autônomo.
Não é necessário cópia dos documentos. Basta apresentar os originais, que são devolvidos ao final do cadastramento.
O estado civil legal deve estar regularizado para assinar contrato de aquisição de um imóvel. Assim, se o inscrito está com pendência neste aspecto, convém acertar sua situação o mais berve possível, pois na ocasião em que for convocado para adquirir uma unidade não haverá tempo hábil para regularizar a situação.
Restrições
Para ter acesso ao programa habitacional do município, o candidato não poderá:
- ser ex-mutuário da Cohab
- ser proprietário de imóvel no município de Curitiba ou relacionado no Cadastro Nacional de Mutuários – CADMUT.
- ter restrições cadastrais (SCPC, Seproc).
Além disso, o candidato deverá ter renda compatível com o valor do imóvel ofertado.
Importante:
• É obrigatória a atualização da inscrição pelo menos uma vez a cada 12 (doze meses) ou antes deste prazo se houver mudança de dados;
• O(A) candidato(a) é responsável pela atualização da inscrição, portanto deve manter todos os dados de acordo com a sua realidade para que não seja prejudicado(a) nas classificações para ofertas de imóveis;
• Inscrições não atualizadas há mais de 12 (doze) meses são automaticamente excluídas pelo sistema;
• Esta inscrição é pessoal e intransferível. Não pode ser cedida ou vendida para outra pessoa, sob pena de exclusão
PROGRAMA HABITACIONAL VIGENTE
Com a inscrição você se candidata aos programas de moradia popular da Prefeitura de Curitiba, desenvolvidos pela Cohab Curitiba.
Requisitos básicos para atendimento:
• Não possuir imóvel em seu nome ou de seu cônjuge;
• Não ser nem ter sido mutuário da Cohab Curitiba, nem faz ou fez parte de contrato de financiamento no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, podendo restringir o acesso ou perda do subsidio ofertado pelo programa habitacional e social do governo federal.
• Não ter nome restrito perante órgãos de proteção ao crédito.
Formas de atendimento:
O atendimento aos inscritos na Cohab está sendo realizado por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, do governo federal, que tem como objetivo promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 8.000,00 (oito mil reais), sendo que a concessão do crédito habitacional obedecerá os critérios e a aprovação do agente financeiro.
O PMCMV, com recursos do FGTS, oferece descontos e taxas de juros de acordo com a renda da sua família e localização do imóvel.
Critério para Chamamento
A classificação junto à FILA acontece de acordo com a renda cadastrada:
• Até R$ 2.000,00: as convocações são realizadas por sorteio, independente da data da inscrição, conforme disponibilidade de recursos para contratação de empreendimentos para fins específicos.
• R$ 2.000,01 a R$8.000,00: as convocações são realizadas de acordo com a ordem cronológica das inscrições. A aprovação do crédito para financiamento é efetivada pelo agente financeiro CAIXA, portanto é necessário o cumprimento das regras estabelecidas pelo mesmo.
Para acompanhar as chamadas em andamento acesse o link ou contate o Alô Cohab – 41 32218133 ou 0800 0413233, disponível das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.
ATUALIZAÇÃO:
A inscrição tem validade de um ano. Caso ela não seja atualizada depois de 12 meses, será automaticamente cancelada. A data de renovação é informada no cabeçalho do comprovante de inscrição e deve ser observada para que o cadastro continue ativo.
Caso haja alteração de dados antes da data de renovação (por exemplo, no estado civil, composição familiar e renda) deve ser feita a atualização dos dados o mais breve possível.
Para atualizar a inscrição