É um serviço online disponibilizado ao(a) morador(a) de Curitiba, que tem interesse em se inscrever na fila da Cohab Curitiba e funciona da seguinte forma:
- O(A) interessado(a) realiza o cadastro prévio no site de acordo com as instruções;
- O sistema gera um código e o(a) interessado(a) aguarda resposta;
- A Companhia analisa se o cadastro atende os requisitos estabelecidos para a inscrição e emite parecer;
- O(A) interessado(a) recebe o parecer por e-mail informando se o seu cadastro foi ou não inscrito na fila.
Quem escolhe esta opção não precisa se deslocar até uma agência, pois todo o processo é tratado virtualmente.
Importante
Serviço disponível apenas para moradores de Curitiba.
Quem reside na região metropolitana de Curitiba deve fazer a inscrição presencialmente em uma das agências da Cohab Curitiba, mediante horário agendado pelo Agenda Online .
Condições
O(A) candidato(a) e cônjuge / companheiro(a), se houver, devem atender os seguintes requisitos:
- 18 anos completos;
- Residir em Curitiba;
- Não ter o CPF e nome vinculados a imóvel financiado ou quitado em território nacional;
- Não ter o CPF e nome relacionados no Cadastro Nacional de Mutuários – CADMUT;
- Não ser ou ter sido mutuário da Cohab Curitiba, nem fez ou faz parte de contrato de financiamento no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, podendo restringir o acesso ou perda do subsidio ofertado pelo programa habitacional e social do governo federal.
- Não ter o CPF e nome vinculados a uma pré-inscrição / inscrição ativa ou excluída por atendimento no sistema da Cohab Curitiba.
Documentos
- Carteira de Identidade, se casado(a) ou com união estável, do casal;
- CPF, se casado(a) ou com união estável, do casal;
- Comprovante de rendimentos do último mês, se casado(a) ou com união estável, do casal;
- Autônomos apenas informam o rendimento médio mensal.
- Comprovante de residência do último mês com CEP atualizado em nome do(a) candidato(a) ou cônjuge / companheiro(a);
- Contrato de locação com prazo em vigor ou recibo de pagamento de aluguel do mês anterior em nome do candidato(a) ou cônjuge / companheiro(a), se residir em imóvel em alugado;
- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade dos filhos e enteados menores de 18 anos;
- Carteira de Identidade de filho ou dependente com deficiência maior de 18 anos;
- CPF de filho ou dependente com deficiência maior de 18 anos.
Como fazer?
– Preencher as condições descritas;
– Ter uma conta de e-mail válida e que acesse com frequência;
– Gerar arquivos individuais com as imagens dos documentos necessários, nas seguintes condições:
- A imagem deve exibir o documento inteiro, sem recortes e sem rasuras;
- Todos os dados têm que estar nítidos, ou seja, devem aparecer de forma clara;
- O formato deve ser JPG, PNG, BMP, TIFF ou PDF (sem senha de proteção).
A inclusão do cadastro
O cadastro da pré-inscrição contempla seis etapas: 1) titular; 2) cônjuge / companheiro(a) e dependentes; 3) endereços; 4)telefones e e-mail; 5) finalização; 6) informativo.
A cada etapa atingida será solicitada a inclusão da imagem dos documentos que comprovem os dados preenchidos.
O parecer da análise será emitido no prazo de até 60 dias e será enviado exclusivamente por e-mail com uma das seguintes respostas:
- Pré-inscrição deferida por dados e documentação de acordo.
Nesta situação o cadastro torna-se uma inscrição efetiva e o(a) candidato(a) passa a integrar a fila da Cohab Curitiba; - Pré-inscrição indeferida por não atender a uma ou mais condições e/ou instruções descritas.
Nesta situação o cadastro é excluído do sistema.
Para evitar inconsistências da página durante o processo, recomenda-se utilizar a versão mais atualizada do navegador da sua preferência (Chrome, Firefox, Internet Explorer, entre outros).
Ao concluir o cadastro da sua pré-inscrição, você deverá assinalar a opção que autoriza a utilização dos dados para oferta de imóveis com parceiros da Cohab, como forma de ampliar as possibilidades de atendimento habitacional.