O Promotor de Justiça das Comunidades, Regis Sartori, visitou as obras do Bairro Novo do Caximba. Curitiba, 19/04/2024 Foto: Rafael Silva

Em visita às obras, promotor do MP elogia Bairro Novo da Caximba

O promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, que atua na Promotoria de Justiça das Comunidades, visitou nesta sexta-feira (19/4) as obras do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba (PGRC) e ficou satisfeito com o que viu.

“Pude verificar que as obras estão em pleno desenvolvimento, são construções de primeira linha que darão dignidade às pessoas. Os futuros moradores podem ficar tranquilos, pois são ambientes em que as famílias poderão ser muito felizes”, destacou.

Sartori esteve acompanhado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, pelo administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz, além de técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), da Fundação de Ação Social (FAS), da Smop e uma integrante da Comissão de Representantes dos Moradores (CRE).

Foram visitadas primeiramente as fases 3 e 4 das obras, nas quais as casas estão em estágio menos avançado. Em seguida, as fases 1 e 2, que contam com parte das unidade habitacionais praticamente prontas, recebendo os acabamentos.

Obras

Estão em execução 975 moradias das primeiras quatro fases. Ao todo a previsão é reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, permitindo a recuperação da área de preservação. No total, 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro serão contempladas com o projeto.

A reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Raksa também está em andamento, com a construção de novas salas de aula e espaços de educação para aumentar o número de vagas ofertadas na região.

“Quando vencermos os serviços na drenagem e avançarmos na pavimentação, o projeto vai deixar de ter aspecto de canteiro de obras e passará a ganhar uma cara de bairro, com o desenho de ruas e a conclusão das alvenarias”, destaca Rodrigo Rodrigues.

As casas possuem dois quartos e todas serão equipadas com painéis fotovoltaicos, que captam radiação solar e transformam em energia elétrica para uso doméstico.

O projeto, desenvolvido com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), prevê também um corredor verde e um dique para contenção de cheias.

Moradores

Para garantir transparência e promover a participação popular no projeto, a Cohab coordenou a formação da Comissão de Representantes (CRE), formada por dez moradores da região que foram eleitos por votação direta da comunidade.

“Ouvir a comunidade desde o início do projeto foi uma determinação do prefeito Rafael Greca. Formamos a comissão e os integrantes sempre participam das reuniões e ações desenvolvidas, para estarem bem informados e repassarem as informações ao restante da população envolvida”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Lucilene da Cruz, que foi uma das eleitas, participou da visita desta sexta-feira. “Quando o projeto foi anunciado eu estava grávida. Agora minha filha vai fazer um ano e é uma grande alegria ver que ela está crescendo junto com as obras”, disse.