Em 2022 Cohab Solar avançou e Escritório do Caximba fez mais de 7 mil atendimentos

O projeto Cohab Solar avançou em 2022, com mais dois empreendimentos contemplados. Em outubro foram entregues 23 unidades equipadas com painéis fotovoltaicos na Vila Nina, no Fazendinha, e em novembro foi a vez da Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara, que recebeu a implantação de 53 placas que transformam radiação solar em energia elétrica para uso doméstico.

Agora são 106 moradias na cidade com economia na conta de energia e responsabilidade ambiental. O projeto Cohab Solar integra o programa Curitiba Mais Energia, cujo objetivo é popularizar o uso de energias renováveis para contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

“Curitiba é referência mundial em iniciativas de cidade inteligente e a utilização da energia solar está entre essas ações. Aproveitamos uma energia não poluente para beneficiar famílias reassentadas, pois seguimos na missão de tornar nossa cidade cada vez mais inteligente e humana”, destaca o prefeito Rafael Greca

A servente de limpeza Neide Francisca Lourenço, 60 anos, recebeu um painel fotovoltaico em sua casa na Vila Bela Vista da Ordem. A expectativa em ver a conta de luz diminuir é motivo de alegria para ela.

“Feliz demais, mudamos de uma situação de muita dificuldade e hoje vivemos melhor em nossas casas novas. Agora ganhamos as placas solares que vão ajudar na economia de energia, além de proteger o Meio Ambiente”, diz ela, que vive com o marido e o enteado. “Ansiosa pela próxima conta de luz para ver o funcionamento dos painéis”, completa.

Trabalho social no Caximba
A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) é responsável por todo o trabalho social com as 1.693 famílias beneficiadas pelo projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. Em 2022 foram atualizados os cadastros de todos os moradores da Vila 29 de Outubro.

O questionário aplicado nos 1.693 domicílios chamou atenção da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), pelo detalhamento das informações coletadas, como questões de etnia, gênero, orientação sexual, situação migratória.

“Com toda nossa experiência em grandes projetos financiados pela AFD nunca vimos um levantamento tão detalhado como este. Os dados trazem informações sobre renda, emprego, origem étnica, entre outros, bastante focados nas questões de gênero. Um trabalho impressionante”, destacou a chefe de operações da AFD, Delphine Le Duff, na missão realizada em Curitiba, no mês de novembro.

O Escritório Local (ELO) montado pela Cohab no Caximba atendeu mais de 7 mil pessoas em 2022, com 7,3 mil serviços prestados. Entre os atendimentos estão dúvidas gerais sobre o projeto, cadastramento das famílias, atendimentos sociais, ambientais e de arquitetura, encaminhamentos a cursos de capacitação e vagas de emprego, entre outros.

“Nosso escritório está diariamente à disposição da população da região do Caximba. Temos uma equipe com atendentes, assistentes sociais, arquiteta e técnicos ambientais para dar suporte aos moradores beneficiados por este grande projeto idealizado pelo prefeito Rafael Greca”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.