Lupion representou Curitiba no Encontro Metropolitano da Habitação Popular, promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná.

Presidente da Cohab Curitiba participa do Encontro Metropolitano da Habitação Popular no Instituto de Engenharia do Paraná

Os principais desafios do setor de habitação foram abordados na noite desta quarta-feira (30/8) durante o Encontro Metropolitano da Habitação Popular – Problemas e Soluções, evento promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) que reuniu especialistas e gestores públicos. Curitiba esteve representada pelo presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Lupion foi um dos palestrantes e também participou de uma mesa de discussão com outros profissionais da área. O presidente da Cohab apresentou os números da gestão de 2017 até hoje, e destacou os principais objetivos futuros do programa habitacional, além das dificuldades enfrentadas.

“Conseguimos avanços importantes nos últimos anos, como a alteração na lei de outorga proposta pelo prefeito Rafael Greca, que ampliou os recursos destinados ao Fundo de Habitação e a regulamentação da Reurb, que vai garantir a titulação de áreas irregulares, mantendo a qualidade nos padrões urbanísticos”, disse aos presentes.

As parcerias com a iniciativa privada para atendimento à fila de inscritos também foram salientadas pelo presidente da Cohab. Por meio delas, é possível ampliar o adensamento de conjuntos habitacionais, assegurando maior número de unidades comercializadas a valores mais acessíveis.

 

Cohab mapeia uma nova área de Curitiba para implantar regularização fundiária

Prefeito vistoria obra de conjunto habitacional construído com tecnologia wood frame

Inscritos da Cohab são contemplados com imóveis de norte a sul de Curitiba

Com obra na Vila Beira-rio, Cohab chega a 62 mil m² de áreas ambientais recuperadas em Curitiba

 

A Cohab atendeu 8.082 famílias desde 2017, com a entrega de 2.170 novas moradias e 5.912 títulos de propriedade. Entre obras em andamento, em contratação e processos de Reurb já instaurados outras mais de 4 mil famílias devem ser beneficiadas em curto prazo.

O programa Cohab Solar, que promove economia para os moradores nas contas de luz ao mesmo tempo que colabora com o meio ambiente, também foi apresentado, assim como a maior intervenção socioambiental da Prefeitura de Curitiba – o Projeto de Gestão de Riscos Climáticos Bairro Novo da Caximba.

A diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski também esteve presente no encontro, que contou ainda com as palestras do presidente da Cohapar, Jorge Lange; e do diretor da Tecverde Engenharia S.A, Pedro Virmond Moreira. A mediação do debate foi feita pelo coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil do IEP, Euclesio Manoel Finatti.

“O encontro foi uma ótima oportunidade para debater soluções e estratégias para enfrentar os desafios do setor. Gestores públicos, empresários e sociedade civil colaborando para ampliarmos a promoção de moradias de interesse social para a população”, ressaltou Lupion.