Cohab recebeu 70 famílias no Escritório Local (ELO) para buscar soluções após as fortes chuvas.

Prefeitura de Curitiba responde às chuvas no bairro Caximba com força-tarefa

A Prefeitura de Curitiba adotou medidas emergenciais nesta quinta-feira (12/10), em resposta aos alagamentos no bairro Caximba causados pelas intensas chuvas. A ação foi para atender as famílias afetadas e oferecer suporte às ocorrências resultantes das condições climáticas adversas.

A região já estava sob monitoramento desde o final de semana anterior, quando chuvas torrenciais causaram o transbordamento do complexo de cavas de saída de água, afetando ruas e moradias próximas. Devido ao solo instável, a área ainda não havia se recuperado completamente e foi novamente inundada O extravasamento, no entanto, não foi causado pelo Rio Barigui, que permaneceu dentro da caixa.

“A Prefeitura, que nunca dorme e que permanece em prontidão, trabalha rápido e de forma integrada para atender às famílias afetadas. Estamos construindo naquela região um novo bairro, a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba para interromper o processo de degradação ambiental e promover a transformação urbana e humana daquela comunidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

Apoio e resgate
Assim que a água voltou a avançar sobre o local, o administrador Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, coordenou ações de apoio e resgate em colaboração com equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Setran, FAS (Fundação de Ação Social), Administração Regional Tatuquara, Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria Municipal da Educação. Essa operação envolveu uma verdadeira força-tarefa, com agentes treinados, tecnologia e equipamentos de suporte.

Abrigo
A Escola Municipal Joana Raksa foi rapidamente preparada para receber um grupo de pessoas que precisavam ser deslocadas de suas casas na Vila 29 de Outubro. Na escola as famílias também receberam assistência alimentar.

Marcelo Ferraz ressaltou o comprometimento das equipes em socorrer as famílias afetadas pela chuva, resgatando as pessoas em áreas de maior vulnerabilidade e encaminhando-as para locais seguros. Ele destacou que a ação reflete as medidas preventivas implementadas no município.

Área de Preservação Ambiental (APA)
A área 29 de outubro, atingida pelas chuvas, é uma área de ocupação irregular onde a Prefeitura de Curitiba está desenvolvendo o Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). O objetivo do projeto é recuperar a Área de Preservação Ambiental (APA) localizada no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui, proporcionando habitações dignas e uma melhor qualidade de vida para a comunidade, composta por 1.693 famílias.

Paralelamente às obras e ações do projeto, a Regional Tatuquara realiza mensalmente a limpeza das cavas. No entanto, a população continua descartando lixo nessas áreas, prejudicando a capacidade de escoamento da água da chuva durante precipitações intensas.

Durante a última semana, equipes do serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) reuniram-se com a comunidade que reside na região das cavas, fornecendo orientações sobre a necessidade de sair da área de vulnerabilidade, com a possibilidade de receber auxílio-moradia enquanto aguardam a conclusão das novas habitações do projeto PGRC.

Na quarta-feira (11/10), cerca de 70 famílias participaram de reunião no Escritório Local da Caximba (ELO). Além dos moradores próximos às cavas, estiveram presentes famílias que vivem no entorno da estação elevatória da Sanepar, implantada como parte do PGRC.

Na manhã deste sábado (14/10), equipes da Administração Regional do Tatuquara estiveram na área para conferir a situação das casas atingidas pela forte chuva de quinta-feira (12/10). A água baixou e, assim, 19 das 20 pessoas que foram alojadas pela FAS (Fundação de Ação Social da Prefeitura) na Escola Municipal Joana Raksa estão voltando para casa. Apenas uma pessoa vai ficar temporariamente na casa de um amigo até que a situação da sua residência se normalize.