Cohab e Prefeitura de Curitiba impulsionam trabalho social da Associação Vovô Vitorino

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, assinaram nesta semana, a autorização para uso de um terreno da Cohab, no Tatuquara, em nome da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, que há três décadas faz um relevante trabalho social na região.

A Prefeitura de Curitiba apoia entidades que atuam em favor das comunidades mais carentes de nossa cidade. A Associação Vovô Vitorino, que já tem uma sede no Jardim da Ordem, vai poder ampliar sua atuação com esse novo espaço e assim favorecer um número maior de famílias”, destaca Pimentel.

O terreno cedido fica na Vila Terra Santa, onde funcionava uma unidade de atendimento da FAS. Nesta comunidade, a Cohab já construiu 171 moradias e reassentou outras 479 famílias nas proximidades, no empreendimento Moradias Laguna, totalizando 650 novas casas para famílias locais.

A Associação Vovô Vitorino é uma organização filantrópica, fundada em 1992 no Tatuquara. O trabalho foi iniciado por Vitorino Xavier, que oferecia pratos de comida às crianças da região. Ficou conhecido como Vovô Vitorino e infelizmente faleceu no ano seguinte.

Parceria

As ações tiveram continuidade por meio da filha dele, Maria Julia Xavier, que até hoje coordena a entidade, que inicialmente trabalhava somente com crianças. Atualmente atende desde a educação infantil até a terceira idade.

Muito importante essa parceria com a Cohab e Prefeitura. Esse espaço na Vila Terra Santa será fundamental, pois é uma comunidade que precisa de apoio. Entre as ações, oferecemos cursos profissionalizantes que ajudam a complementar a renda dos moradores”, explica Maria Julia.

Em parceria com a Petrobras a Associação Vovô Vitorino está realizando o Projeto Despertar para a Autonomia, que tem como objetivo principal qualificar jovens e adultos. São ofertados cursos de preparação de salgados, pizzaiolo, Pequenos Reparos Gerais, Hidráulica, Elétrica e introdução à Construção Civil, artesanato de bonecas de pano, manicure e pedicure, entre outros.

A entidade também incentiva a reciclagem, com a troca de materiais recicláveis por alimentos e produtos de higiene. É uma alegria poder colaborar com a ampliação dessas atividades a mais uma comunidade”, ressalta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Evento

A assinatura da autorização do uso do terreno aconteceu durante um evento de entrega de 900 brinquedos, realizado na Rua da Cidadania do Tatuquara, com a presença da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

Também participaram os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação) e Carlos Pijak Júnior (Esporte, Lazer e Juventude); o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi e a supervisora no núcleo Tatuquara da FAS, Cintia Aumann.


Terra Santa

A vila Terra Santa, onde fica o terreno cedido, surgiu como uma ocupação irregular em 1999 sobre uma área particular de 288 mil metros quadrados. Em 2017, a Prefeitura finalizou o projeto que transformou a realidade local.

As ações da Cohab trouxeram benefícios para mais de mil famílias – 650 foram transferidas de áreas de risco para novas casas e as demais foram atendidas com titulação de seus lotes, obras de infraestrutura e recuperação ambiental, implantação de ciclovias e áreas esportivas e de lazer.