Casal de idosos de Curitiba recebe casa da Cohab com acessibilidade

Essa quarta-feira (10/4) ficará marcada na vida do casal de idosos Rubenita e Aguinaldo de Paula. Eles receberam do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, a chave da casa própria no Moradias Vila Prado, construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

O conjunto conta com 90 sobrados que foram destinados a famílias que viviam nas margens do Rio Belém, onde enfrentavam problema de alagamentos e adensamento excessivo, com as habitações precárias praticamente empilhadas. Por se tratar de um casal de idosos com mobilidade reduzida, eles não puderam mudar para um dos sobrados do projeto, em razão das escadas para acessar os quartos. E solicitaram a possibilidade de uma casa térrea.

“Entrego hoje essa casa térrea, em meu nome e do prefeito Rafael Greca, para esse casal que viveu a vida toda na região. Assim poderão manter a sensação de pertencimento, próximo dos filhos e com a acessibilidade que garante maior qualidade de vida. Isso é habitação de interesse social em Curitiba, uma cidade inteligente”, destacou Pimentel.

Família

Aguinaldo de Paula tem 80 anos de idade e conta que nasceu e cresceu na região. Conheceu Rubenita 40 anos mais tarde e logo casaram e constituíram família. Ela, que tem hoje 70 anos, relembra as dificuldades.

“Durante muito tempo convivemos com alagamentos, mas agora temos a nossa casa, uma benção de Deus. Nossa família continua unida para nossa felicidade”, conta ela.

Dos cinco filhos do casal, dois moram no mesmo conjunto, onde todos estão familiarizados com os equipamentos municipais como Unidade de Saúde, Cras, além do comércio em geral.

Como o conjunto foi construído no mesmo local onde as famílias já viviam, os moradores foram reassentados de forma provisória para que a construção pudesse ser realizada. Todos eles receberam o benefício auxílio-moradia para se manterem durante o período de obras.

 

Painéis solares

A construção da casa térrea de Aguinaldo e Rubenita foi executada com orçamento do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), que teve um importante incremento em suas receitas nos últimos anos.

“A alteração na lei de outorga, proposta pela atual gestão, possibilitou um aumento significativo nos recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Com o orçamento ampliado estamos construindo mais moradias na cidade”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

A casa conta com painéis fotovoltaicos do programa Cohab Solar, que transformam radiação solar em energia elétrica, gerando economia para os moradores e colaborando com a preservação do meio ambiente ao utilizar uma energia limpa e renovável.

“Além de termos recebido uma moradia excelente, ainda temos as placas solares para diminuir a conta de luz. Estamos contentes com tanta melhoria em nossas vidas”, disse Aguinaldo.

Com Pimentel e Lupion, participaram da entrega a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski, e a diretora de Relações Comunitárias Meiri Morezzi.