Diretora Meiri Morezzi conduziu a apresentação. Curitiba, 22/03/2024 Foto: Rafael Silva

No Smart City, Cohab apresenta novo olhar da política de habitação de interesse social

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) apresentou um pitch na Smart Plaza Vale do Pinhão, nesta sexta-feira (22/3), no qual foi abordado o novo paradigma da política habitacional de interesse social, destacando sua transformação na relação entre beneficiários e meio ambiente.

A apresentação foi conduzida pela diretora de relações comunitárias da Cohab Curitiba, Meiri Morezzi, que destacou diversos aspectos da atuação da companhia que asseguram a sustentabilidade como elemento-chave dos projetos.

Sustentabilidade nos projetos arquitetônicos, ações inclusivas, olhar para questões de gênero, fomentar capacitação e inclusão no mercado de trabalho e a economia circular são medidas que resultam em comunidades mais sustentáveis”, explicou Meiri.

Ações

Projetos arquitetônicos com casas sobrepostas representam um avanço na harmonia entre o ambiente construído e o natural, como por exemplo no projeto de urbanização da Vila Divino, que beneficiará 108 famílias, no Atuba e na implantação do Bairro Novo da Caximba, onde serão construídas 1.147 novas casas. Otimiza-se a utilização do espaço, preservando áreas verdes e incentivando o convívio comunitário.

Outra iniciativa é a Implementação de soluções ecologicamente eficientes, como os painéis fotovoltaicos do programa Cohab Solar, que além de beneficiar os moradores com economia nas contas de luz, colaboram com o meio ambiente ao utilizar uma energia limpa e renovável.

Assim como a captação de água das chuvas, com equipamento para coleta e armazenamento, reduzindo a dependência de recursos hídricos externos.

Ações de educação ambiental, como plantio de árvores, hortas, manejo dos resíduos e compostagem, contribuem para conscientizar os cidadãos e cidadãs do papel de cada um desde a infância.

Economia

A Cohab tem buscado fomentar a economia circular em seus projetos, maximizando a utilização dos recursos ao evitar desperdícios, como as oficinas que ensinam a comunidade a transformar óleo de cozinha usado em sabão de barra, proporcionando uma possível fonte de renda extra, além de colaborar com o meio ambiente.

Cursos de capacitação profissional em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e Senai, e a posterior colocação destes moradores no mercado de trabalho, nas próprias obras do programa habitacional, melhorando a qualidade de vida das famílias por meio da independência financeira.