Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba celebra 331 anos com mais de 20 atrações e entregas de obras

A comemoração dos 331 anos de Curitiba, celebrados no dia 29 de março, vai ser marcada pelo resgate histórico da cidade, mas também terá o olhar voltado à inovação. Afinal, no fim do ano passado, a capital conquistou o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo 2023 em Barcelona, na Espanha.

“Curitiba chega aos 331 anos como a cidade mais inteligente do mundo. Inaugurações, lançamentos e eventos reforçam nosso compromisso em inovar dentro de um processo social. Tudo para melhorar o dia a dia dos nossos cidadãos”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Em novembro do ano passado,Curitiba conquistou o prêmio internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023, da Fira Barcelona/Espanha.O World Smart City Awards é considerado a principal premiação de cidades inteligentes do mundo, reconhecendo políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

Casa própria
Durante o mês de março, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, farão um importante anúncio para a área de habitação popular. Curitiba vai contratar a construção de aproximadamente 600 novas moradias para atender a população de menor renda pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com subsídio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Serão beneficiadas famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640,00. O governo federal não disponibilizava recursos para esta faixa de renda há mais de dez anos. Ótima notícia para os curitibanos que aguardam um imóvel popular e poderão contar com quatro novos conjuntos divididos em 38 blocos de apartamentos.

Os empreendimentos também recebem benefícios fiscais e incentivos urbanísticos concedidos pelo município de Curitiba por meio da Cohab.

Pinhão Hub
Curitiba dará mais um passo rumo à inovação com a inauguração, no dia 14 de março, da primeira etapa do Pinhão Hub, o novo ponto de encontro do ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão.

Instalado no prédio central do Engenho da Inovação, no Rebouças, o Pinhão Hub materializa o projeto da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação de ter um espaço permanente para a promoção da inovação na capital paranaense.

Feira de Inovação
No dia seguinte, 15 de março, a Feira de Inovação vai ocupar o Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Serão dois dias para empresas e instituições exporem produtos, pesquisas e soluções no evento promovido pelo Vale do Pinhão.

Smart City Expo
Essa feira é um “esquenta” para parte das atrações que o ecossistema de inovação curitibano vai mostrar aos visitantes da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Smart Plaza Vale do Pinhão, de 20 a 22 de março, no Parque Barigui.

Innovate Curitiba
Durante o Smart City será lançado o livro impresso Innovate Curitiba, um portfólio de divulgação global das empresas e iniciativas inovadoras da capital paranaense. Mas já é possível conhecer parte do conteúdo. O Innovate World, plataforma digital internacional de divulgação de lugares de inovação e cidades inteligentes, tem publicado as histórias dos integrantes do Vale do Pinhão e as replicado em suas redes sociais.

Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Inovação e desenvolvimento em turismo tornarão Curitiba polo do setor de 17 a 19 de março, com a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi). Profissionais renomados e lideranças vão se reunir em pontos turísticos estratégicos, como o Memorial de Curitiba, e a expectativa é receber mais de mil pessoas na feira.

Paiol Digital
Mantendo a tradição, o primeiro Paiol Digital do ano – o encontro mensal do ecossistema para compartilhar experiências sobre inovação e empreendedorismo – é em março e dedicado às mulheres. Este ano, o evento terá a edição no novo ponto de encontro do ecossistema, o Pinhão Hub, em 26 de março, com mediação da jornalista e head do GazzConecta, Millena Prado.
Entre as palestrantes confirmadas, a CEO da Ademicon, Tatiana Schuchovsky Reichmann; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e a terceira colocada no Prêmio Empreendedora 2023, categoria Pequena e Média Empresa, Camila Tucunduva.

Auto da Fundação de Curitiba
A partir de segunda-feira (4/3) voltam aos palcos e espaços públicos da cidade o Auto da Fundação de Curitiba e a Evocação para Curitiba (versão estendida do espetáculo). A encenação, inspirada no quadro Fundação da Cidade de Curitiba do pintor Theodoro de Bona, de 1949, narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.

Os atores são caracterizados com vestimentas de época e reproduzem os movimentos do primeiro contato entre as culturas. O espetáculo apresenta a atuação de personalidades históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Camerata Antíqua e Cine Passeio
A programação cultural das comemorações dos 331 anos de Curitiba inclui, ainda, a abertura da temporada da Camerata Antíqua de Curitiba no dia 21 de março, no Teatro Positivo, e os eventos alusivos ao aniversário de cinco anos do Cine Passeio, nos dias 23 e 24 de março.

1 milhão de atendimentos
Na Saúde, o mês dos 331 anos de Curitiba será marcado por conquistas históricas. O aplicativo Saúde Já comemora sete anos de uma revolução na forma de atender o cidadão. E a Central Saúde Já vai alcançar a marca de 1 milhão de atendimentos desde o seu lançamento em 2020, no início da pandemia da covid-19.

Unidades de saúde
Também para março e abril estão previstas as entregas de algumas unidades de atendimento ou setores de unidades que estavam fechadas para revitalização: Unidade de Saúde Estrela, no Portão; Clínica Odontológica da Unidade de Saúde Santa Felicidade, em Santa Felicidade; Unidade de Saúde Salvador Allende, no Sítio Cercado; Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças; Unidade de Saúde Camargo, no Cajuru; e Unidade de Saúde Bacacheri, no Bacacheri.

Seis novos CMEIs para os curitibinhas
A Secretaria Municipal de Educação também tem novidades para Curitiba nos seus 331 anos. Nos meses de março e abril vão ser entregues os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Boqueirão II, Bairro Alto II, São Lourenço, Vila Torres, Tatuquara e Associação Chinesa.
Além disso, escolas vão receber quadra coberta: Belmiro César, Madre Maria dos Anjos e Arapongas.

Bairro Novo da Caximba
A Secretaria Municipal de Obras Públicas se organiza para entregar em abril as primeiras residências do Bairro Novo da Caximba.
Trata-se do maior projeto socioambiental da história de Curitiba, com reassentamento de 1.147 famílias, regularização fundiária de 546 imóveis, implantação de parque linear, dique de contenção de cheias e recuperação das áreas de preservação permanentes das bacias dos rios Iguaçu e Barigui.

Mercado Municipal
Na região central, vão ser entregues em março as obras do programa Caminhar Melhor no entorno do Mercado Municipal. Novas calçadas, correções geométricas, nova pavimentação, sinalizadores, iluminação, deck e plantio de mudas de árvores renovaram o visual da região.

Estação Prisma Solar
Para março está prevista a inauguração da Estação Prisma Solar Agrárias, o protótipo da futura parada de ônibus do novo Inter 2. Esta será a primeira das 12 estações da Linha Inter 2 no modelo. Conforto térmico e geração de energia alternativa, por painéis solares, são as principais inovações do equipamento.

Pessoas em situação de rua
Reconhecida nacionalmente pela eficiência no atendimento às pessoas em situação de rua, Curitiba vai inaugurar uma nova unidade para apoio a esta população. Na esquina das ruas Dr. Faivre e Affonso Camargo, no Centro, região que concentra 60% desse público na capital, o Centro Intersetorial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua oferta serviços de várias políticas públicas com objetivo de atender a todas as necessidades desse grupo.

No local, também chamado de FAS-SOS – em referência a um dos serviços implantados pelo prefeito Rafael Greca, durante sua primeira gestão à frente da administração de Curitiba, na década de 1990 -, além da casa de passagem, onde encontram local para dormir, se alimentar e fazer a higiene, as pessoas recebem atendimento técnico no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), de saúde preventiva e também na área de educação.

Alimentação
Para comemorar o aniversário de Curitiba, serão lançados o III Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) e o Banco Virtual de Alimentos, bem como inaugurados a horta Cidade Educadora na Escola Municipal Ivaiporã, no Capão Raso, a segunda fase da Horta Comunitária Dembinski, na CIC, e o Jardim de Mel da Escola Elza Lerner, no Cajuru.

Grande Prêmio e passeio ciclístico
Eventos para comemorar o aniversário da capital também estão sendo programados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Nos dias 16 e 17 de março, o Parque Náutico, no Boqueirão, vai sediar mais uma edição do Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo.
E no dia 24 de março vai ser promovido o Passeio Ciclístico de Aniversário de Curitiba.

Feira da Páscoa
A programação de aniversário ainda conta com a realização da Feira Especial de Páscoa, de 14 a 30 de março, nas praças Osório e Santos Andrade.

Serviço: Curitiba 331 Anos
Auto da Fundação de Curitiba nas Regionais (15h30)
4/3 – Boa Vista – Quadra de esportes
5/3 – Tatuquara – Pátio da Rua da Cidadania
6/3 – Portão – Quadra de esportes
7/3 – Parque dos Tropeiros – CIC
8/3 – Cajuru – Quadra de esportes
11/3 – Matriz – Praça Oswaldo Cruz
12/3 – Boqueirão – Quadra da Rua da Cidadania
13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania
14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente
15/3 – Santa Felicidade – Quadra de esportes

Evocação para Curitiba 
Datas: 10, 17, 24, 31 de março e 7 de abril
Local: Memorial de Curitiba – 12h
Data: 16 de março
Local: Teatro da Vila – 15h30