O secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, participou da abertura do evento. Curitiba, 07/03/3034. Foto: Divulgação IEP

Curitiba e municípios da região se reúnem e gestores discutem a integração metropolitana

Com o objetivo de discutir o futuro da capital e dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) sediou nesta quinta-feira (7/3) o 1° Encontro Metropolitano de Gestores de Urbanismo, Planejamento e Habitação, evento promovido em parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

O encontro, que reuniu autoridades e especialistas da área, foi dividido em três painéis: Urbanismo, Planejamento e Habitação, com palestras seguidas por debates, e questionamentos dos presentes.

O secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, participou da abertura do evento, ao lado de outras autoridades, como o presidente do IEP, José Carlos Conceição, e o presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Jorge Lange.

“Temos desafios grandes em Curitiba, como o valor da terra que é muito alto, por isso precisamos trabalhar o tema habitação de forma integrada com os demais municípios da região metropolitana”, disse Jamur.

O presidente do Ippuc destacou também a importância de fortalecer o papel da engenharia e da arquitetura no processo de planejamento e no processo construtivo das cidades, com o objetivo de viabilizar a captação de recursos.

“Para captarmos novos recursos precisamos ter bom planejamento e bons projetos, com profissionais capacitados. Para que esses projetos se configurem em realidade em nossos territórios e passem a efetivamente melhorar a vida das pessoas”, completou Jamur.

Painel Habitação

A política habitacional em Curitiba foi tema da palestra do assessor da presidência do Ippuc, o arquiteto e urbanista Ricardo Bindo. Ele destacou o histórico do planejamento em habitação dentro do Plano Diretor da cidade: desde os grandes conjuntos entregues nas décadas de 1960 e 1970, passando pelas habitações diversificadas com a entrega de lotes, casas e apartamentos, até as atuais parcerias com a iniciativa privada.

“A Prefeitura está sempre preocupada com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Para seguir avançando, em 2025 deve ocorrer nova atualização do Plano Diretor e a participação da população é muito importante nesse processo”, disse Bindo.

A diretora técnica da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), Melissa Kesikowski, mediou o debate do painel habitação, que contou com as participações da superintendente de Regularização Fundiária da Cohapar, Giovana Fernandes; do coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil do IEP, Euclésio Manoel Finatti; além do próprio Ricardo Bindo.

“Foi um evento enriquecedor, com debates importantes e que geram novos aprendizados. Seguiremos buscando as melhores soluções para o crescimento da cidade, com maior integração entre os municípios da região metropolitana”, enfatizou Melissa.