Cohab prioriza o atendimento às mulheres. Na imagem Sabrina Camargo. Curitiba, 08/03/2024 Foto: Rafael Silva

Mulheres são prioridades no programa habitacional de Curitiba

Tais Pontes, de 26 anos, está aguardando a conclusão de sua nova casa, em obras no projeto da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na Vila Divino, no Atuba. Há exatamente um ano, no Dia Internacional da Mulher de 2023,  o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel, autorizaram o início das obras e deixaram claro que a titularidade dos contratos seria preferencialmente em nome das mulheres.

“As mulheres são os pilares das famílias, garantir a titularidade dos imóveis em nome delas é garantir que o patrimônio seja herdado pelos filhos e netos. As mulheres são sinônimo de segurança para uma família”, disse o prefeito Rafael Greca, na ocasião.

Todos os fins de semana, Tais visita o canteiro de obras e sonha com um futuro cada vez mais próximo: ser proprietária de um imóvel em Curitiba. Os dias de barro e lama ficarão para trás e suas filhas terão um legado de esperança e qualidade de vida.

 

Programa habitacional garante imóvel próprio para mais famílias de Curitiba

Eduardo Pimentel entrega 448 apartamentos novos na Regional Tatuquara

Cohab autoriza construção de mais 54 casas do Moradias Castanheira na Cidade Industrial

 

Ela chegou na Vila Divino em 2016. Morava com o marido e uma filha em uma frágil casa de madeira. Quando chovia a situação ficava complicada, em especial ao sair para trabalhar. “Ou saía de chinelo e calçava o sapato somente quando chegava no asfalto, ou tinha que ir trabalhar com o calçado todo sujo o dia todo. Foram tempos difíceis”, lembra.

 

Auxílio-moradia

Para liberar espaço para o início da construção das novas casas, no ano passado 49 famílias foram transferidas provisoriamente e estão recebendo da Cohab o benefício auxílio-moradia. “Com o valor recebido, elas podem custear o aluguel em outro imóvel seguro até que fiquem prontas suas moradias definitivas”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto

Caso de Tais, que conseguiu alugar um imóvel na mesma região das obras do projeto. Ela conta que os valores são transferidos pontualmente, o que traz segurança para sua família, que cresceu com mais duas meninas, totalizando três filhas. Sobre a destinação dos imóveis em nome das mulheres ela destaca:

 

“O prefeito ter escolhido dar as casas para as mulheres ressalta a importância que a mulher tem hoje na sociedade. A mulher não vai vender, vai cuidar e deixar para os filhos”, disse.

Projeto

Estão sendo investidos R$ 23,9 milhões do orçamento municipal, para a construção de 108 novas casas de dois quartos, divididas em três condomínios. Também serão executadas obras de infraestrutura como implantação de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.

As moradias serão equipadas com painéis fotovoltaicos, que transformam radiação solar em energia elétrica, colaborando com o meio ambiente ao usar uma energia não poluente e gerando economia financeira para os moradores.

“Temos mais de mil unidades habitacionais em obras, que integram diferentes projetos espalhados pela cidade. E em todos eles, nossa prioridade são as mulheres”, ressalta o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.

 

Segurança

A dona de casa Sabrina de Camargo, 30 anos, está vivendo uma nova realidade desde que foi transferida para sua casa nova no Moradias Castanheira, na CIC. Ela morava com o marido e três filhos em uma situação precária na Vila Piratini, no Pinheirinho.

“Era na beira de um córrego, o que nos trazia muitos problemas, como enchentes e sujeira. Aqui é outra vida, temos segurança, não temos mais medo de chuva. Tem creche, posto de saúde, tudo perto. Estamos muito felizes”, conta.

A família planeja fazer melhorias e ampliação na casa recebida pelo programa habitacional do município. “Queremos aumentar a cozinha e fazer mais um quarto atrás e também colocar o portão que a gente sonhou. Aos poucos vamos melhorando e deixando do jeito que a gente quer. Essa casa transformou nossa vida”, destaca.