Equipe da AFD visita o Bairro Novo da Caximba. Curitiba, 18/03/2024 Foto: Rafael Silva

Vistoria às obras do Bairro Novo da Caximba abre missão francesa em Curitiba

 

Até sexta-feira (22/3), representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estarão em Curitiba para uma missão que engloba as obras do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba (PGRC) e novos financiamentos que o organismo internacional estuda fazer para a cidade.

Na segunda-feira (18/3), a comitiva participou de reuniões no Escritório Local da Caximba (ELO) e vistoriou o conjunto de obras do projeto – fases 1 e 2, da construtora Sial; fases 3 e 4, do consórcio BRX/Kokot; as obras na Escola Municipal Joana Raksa, executadas pela construtora Alfa, e a estação elevatória da Sanepar, que vai melhorar o saneamento de toda a região.

A vistoria focou o cumprimento de regras de segurança de funcionários e os fluxos de comunicação entre os atores envolvidos na execução das obras – empreiteiras, fiscalização, supervisão e gerenciamento de obra.

Estiveram no local Rogério Barbosa, gerente sênior de projetos da AFD, Delphine Le Duff, chefe de equipe da AFD, Carine Chevallier, especialista de ESG da AFD, técnicos da Utag, do Ippuc, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), ELO, supervisora de obras, empreiteiras e Controladoria-Geral do Município.

“As missões são importantes para aprimorarmos processos de acompanhamento das execuções de obras. Melhoramos nossas ferramentas de controle a partir das observações e exigências que o olhar e a experiência do financiador nos traz”, destacou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

 

Obras

Maior intervenção socioambiental da história recente da cidade, o Bairro Novo da Caximba inclui a construção de comércios e moradias para o reassentamento das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária na Vila 29 de Outubro, ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu, no bairro Caximba.

Dividido em fases, atualmente o projeto tem em execução  975 unidades habitacionais das primeiras quatro fases.  Ao todo a previsão é reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação. No total, 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro serão contempladas com o projeto.

Também estão em andamento obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Raksa, que vai receber novas salas de aula e espaços de educação para expandir o número de vagas ofertadas na região.

 

“É um projeto completo, estamos reestruturando essa região e transformando a vida dos moradores e moradoras. Com novas moradias, urbanização, foco em meio ambiente, educação e geração de renda”, afirma o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades Eduardo Pimentel.

 

Estação elevatória

A estação elevatória da Vila 29 de Outubro será construída com objetivo de coletar o esgoto de todas as famílias beneficiadas pelo projeto Bairro Novo da Caximba.

Para permitir a realização da obra, a Cohab transferiu 11 famílias de forma provisória . “Elas estão recebendo o benefício auxílio-moradia até que as suas casas definitivas fiquem prontas, para que tenham segurança até o momento de serem reassentadas”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Para o prefeito Rafael Greca, o projeto é motivo de orgulho para a cidade.

 

“Meu orgulho de prefeito é ter conseguido essa transformação para um lugar onde as famílias vão viver felizes. Local que era de aflição social, medo das chuvas, sofrimento, passa a ser um exemplo de urbanização e vontade política”, disse Greca.

 

Missão

Até a sexta-feira (22/3), os representantes franceses irão tratar de possíveis novos financiamentos para Curitiba, como os Eco Distritos do Umbará e do Belém, partes do projeto Reserva Hídrica do Futuro.