Presidente José Lupion Neto e a diretora técnica Melissa Kesikowski, na Smart Plaza Vale do Pinhão. Curitiba, 20/03/2024 Foto: Rafael Silva

Cohab participa da abertura do Smart City Expo Curitiba

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) foi citada pelo prefeito Rafael Greca em seu discurso na abertura oficial do Smart City Expo Curitiba 2024, nesta quarta-feira (20/3). Greca destacou ações da Prefeitura de Curitiba que promovem a inovação, a reinvenção da cidade e a melhoria da vida das pessoas, e incluiu o programa Cohab Solar.

São painéis fotovoltaicos que acompanham as casas populares e geram economia para os moradores, além de colaborar com o meio ambiente ao utilizar uma energia limpa e renovável. O prefeito citou outras iniciativas como o plantio de 500 mil árvores, a Pirâmide Solar de Curitiba, o Hipervisor Urbano, o Vale do Pinhão, a eletrificação do transporte público, a criação do Bairro Novo da Caximba e da Reserva Hídrica do Futuro, entre outras.

O prefeito deu as boas-vindas aos participantes e recebeu as congratulações do CEO da Fira Barcelona, Ricard Zapatero, pela conquista de Curitiba do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Expo, em Barcelona (Espanha), em novembro de 2023.

“Bem-vindos a Curitiba, cidade inteligente que tem coração. Usamos a inovação como método de gestão desde 2017 e aqui ela vale para todos, é um processo social. Uma cidade, para ser inteligente, tem de ser boa para seu povo, tem de ter coração”, disse Greca aos participantes do evento.

Transparência
O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou programas para garantir transparência às informações, qualidade de vida aos moradores, serviços públicos ágeis e uma eficiente gestão com participação da população.

Pimentel apresentou o premiado programa de consultas públicas Fala Curitiba, como forma de transparência e execução do orçamento participativo na atual gestão, a Central Saúde Já e o Hipervisor Urbano, dentre as ações de referência em políticas públicas da Prefeitura.

“Há 30 dias, recebemos um prêmio internacional pelo Fala Curitiba, que é uma forma eficiente de o cidadão curitibano definir como será utilizado o orçamento da cidade e entender como ele funciona”, disse.

Também participaram da abertura do Smart City Expo Curitiba 2024, o governador do Paraná, Ratinho Junior, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Romero; e o diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino.

Cohab
O presidente da Cohab, José Lupion Neto e a diretora técnica Melissa Kesikowski participaram da cerimônia de abertura e em seguida prestigiaram a Smart Plaza Vale do Pinhão, estande da Prefeitura, que é o coração do evento, onde está sendo exibido um vídeo das ações da cidade, incluindo o programa Cohab Solar.

“Nossas placas fotovoltaicas vieram para ficar e são uma representação de como trabalha uma cidade inteligente. Com tecnologia em benefício de sua população”, destacou Lupion.

Na sexta-feira (22/3), às 11h15, a diretora de relações comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, fará uma apresentação na Smart Plaza Vale do Pinhão, com o tema “O Novo Olhar da Política de Habitação de Interesse Social”.